O Inter fará sua estreia na Copa do Brasil nesta terça-feira (10), contra o CSA-AL, no Beira-Rio. O Colorado entra diretamente na terceira fase por disputar a Libertadores. Em crise, o CSA, por outro lado, eliminou Tuna Luso e Brusque nas fases anteriores, sempre com vitórias por 1 a 0. O jogo de volta está marcado para 27 de abril, em Maceió.
As últimas cinco estreias do time colorado trazem bons presságios para a equipe do Beira-Rio. De 2018 para cá, foram três vitórias, um empate e uma derrota — essa justamente na temporada passada quando perdeu para o Globo na primeira fase do torneio de mata-mata.
Há cinco anos, o Inter empatou com o Boavista, do Rio de Janeiro, em 1 a 1, e só avançou em virtude do regulamento da Copa do Brasil, que prevê jogo único e vantagem para o visitante nos duelos da primeira etapa. William Pottker marcou o gol colorado, mas uma falha de Danilo Fernandes permitiu que Renan Donizette empatasse.
As três estreias seguintes foram com vitórias do Inter. Nas oitavas de final de 2019, o Colorado venceu por 3 a 1 o Paysandu, no Beira-Rio. Guerrero abriu o placar, Bruno Collaço empatou no começo do segundo tempo e depois o peruano e Rodrigo Lindoso deram números finais ao confronto, que ainda teria jogo de volta.
Em 2020, o time de Eduardo Coudet ganhou do Atlético-GO em Goiânia. Na ocasião, Leandro Fernández, que substituía Thiago Galhardo, marcou um gol e deu uma assistência no 2 a 1 para o Inter. Jean, de pênalti, descontou para a equipe de Goiás. A última vitória em estreia na Copa do Brasil foi em 2021, quando o Inter venceu o Vitória por 1 a 0 pela terceira fase. O gol foi marcado por Thiago Galhardo. No entanto, no jogo da volta, o Colorado foi eliminado depois de perder por 3 a 1.
A última participação colorada acabou logo na primeira partida. Em 2022, jogando no Rio Grande do Norte, o Inter perdeu para o Globo por 2 a 0, com uma falha de Daniel em cobrança de falta, e deixou a competição mais cedo.
As estreias coloradas na Copa do Brasil
- 2018 - Boavista 1x1 Inter
- 2019 - Inter 3x1 Paysandu
- 2020 - Atlético-GO 1x2 Inter
- 2021 - Vitória 0x1 Inter
- 2022 - Globo-RN 2x0 Inter