Maior campeão da Libertadores, com sete títulos, o Independiente-ARG passa pela maior crise finaneira em seus 118 anos. Afundado em dívidas, o clube conta com ajuda de ex-jogadores para evitar a falência. Foi criada uma campanha de doação para o Rojo que conta com a participação do atual lateral-direito do Inter Fabricio Bustos.
De acordo com informações do Diário Olé, quatro ex-jogadores do Independiente organizaram a vaquinha criando um grupo com outros ex-atletas do clube. Entre os organizadores, está Federico Mancuello, meia com passagem pelo Flamengo.
Mais de 100 jogadores com passagem pelo Rojo aceitaram participar da ajuda. Além de Bustos, também fez doação Victor Cuesta, que defendeu o Inter entre 2017 e 2022, e que, atualmente, joga no Botafogo.
Fabricio Bustos foi formado no Independiente e defendeu o clube de 2016 até fevereiro do ano passado, quando chegou ao Inter.
A ação dos jogadores visa colaborar com uma arrecadação encabeçada pelo influlencer argentino Santi Maratea, com o objetivo de acumular 20 milhões de dólares para evitar a falência do Independiente. No momento, o clube está impedido pela Fifa de contratar jogadores em razão de dívida com o América do México pelo não pagamento da compra do atacante Cecilio Domínguez, em 2019.
Em crise, o Independiente teve há duas semanas a renúncia do presidente Fabián Doman. O clube é o penúltimo colocado no atual Campeonato Argentino com apenas uma vitória em 13 rodadas.