O encerramento da janela de transferências do Exterior para o futebol brasileiro nesta segunda-feira (3) não será um problema para o Inter inscrever Charles Aránguiz e Gustavo Campanharo. Embora os últimos reforços anunciados pelo Colorado estivessem atuando em clubes europeus, seus contratos foram rescindidos e, neste momento, eles são considerados "jogadores livres".
Na prática, o fechamento da janela significa que os clubes brasileiros das Séries A e B não podem contratar um jogador que esteja sob contrato com outra equipe do Exterior. Conforme anunciado pelo Kayserispor-TUR, Campanharo se desvinculou do clube na última sexta-feira (31). O mesmo vale para Aránguiz, que teve o contrato com o Bayer Leverkusen encerrado, segundo nota publicada pelo Inter.
Sendo assim, a direção colorada tem mais tempo para reunir a documentação que é necessária para registrar o contrato de ambos no BID da CBF. O prazo das 23h59min do dia 3 de abril somente será válido se o Inter ainda quiser contratar um jogador vinculado a um clube do Exterior.
Por outro lado, dentro do mercado interno o prazo para contratações foi ampliado em mais 17 dias. Sendo assim, o Inter poderá fechar com jogadores que estão disputando os campeonatos estaduais até 20 de abril. Em pauta está Jean Dias, do Caxias, por exemplo.
Para Libertadores
Uma lista com 50 inscritos para a fase de grupos da Libertadores foi registrada na Conmebol no último sábado (1°). Os nomes dos atletas, porém, não foram tornados públicos pelo Inter. Como o regulamento permite a inscrição de cinco nomes provisórios, projeta-se que Aránguiz e Campanharo estejam nessa relação.
Neste tipo de inscrição, o atleta precisa estar registrado junto à Conmebol até um dia antes do início da rodada. Mesmo que não consiga inscrever o jogador para atuar na partida de estreia no torneio (terça, contra o Independiente Medellín), é possível inscrevê-lo para a segunda ou então para a terceira rodadas — sempre um dia antes. Portanto, caso sejam regularizados no BID, Aránguiz e Campanharo podem estar aptos para enfrentar o Metropolitanos-VEN, no dia 18 de abril.