Ex-jogador e ídolo do Inter, Andrés D'Alessandro iniciará sua trajetória fora dos gramados em Belo Horizonte. O argentino chegou a um acordo com o Cruzeiro para trabalhar no departamento de futebol da Raposa. A oficialização será feita pelo clube mineiro nos próximos dias e a ideia é de que D'Ale comece a trabalhar na semana que vem.
D'Alessandro já esteve em Minas Gerais na semana passada e acompanhou treinamentos no Cruzeiro. Seu papel será de servir como um elo entre elenco, a comissão técnica comandada pelo uruguaio Paulo Pezzolano e a direção da SAF do clube mineiro. Ex-zagueiro de Corinthians e Athletico-PR, Paulo André ocupa um lugar na diretoria de futebol da Raposa e trabalhará com D'Ale.
Depois de um passagem de uma temporada pelo Nacional, do Uruguai, em 2021, D'Alessandro retornou ao Inter no começo do no passado para se despedir do clube. Seu último jogo como profissional foi em abril, quando marcou um gol na vitória de 2 a 1 sobre o Fortaleza, pelo Campeonato Brasileiro.
D'Ale havia declarado em entrevista em entrevista ao programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, logo após a aposentadoria, que via a função de diretor de futebol como sua preferida para atuar.
— Se eu virar treinador, vou ser criticado no primeiro treino. Ser técnico é muito difícil. Não vivi essa experiência, mas leva muito mais tempo do que ser jogador. Tem que dar treinamento, estar em cima do grupo, observar o próximo adversário, muitas competições, conversar com diretoria, com gerente. Gosto muito de gestão no futebol. Um cara que tem uma posição importante dentro do grupo começa a fazer isso (gestão) no vestiário — declarou à época.
Antes do acerto com o Cruzeiro, D'Alessandro teve seu nome especulado pela imprensa argentina para integrar a comissão técnica do River Plate, que tem agora ex-zagueiro Martín Demichelis como treinador. Durante a Copa do Mundo, o ex-meia foi um dos comentaristas dos canais Globo na cobertura do Mundial vencido pela Argentina.