Reforço acertado para defender o Inter a partir do segundo semestre, Enner Valencia tem uma história curiosa que envolveu sua vida pessoal e chegou ao campo. Em 2016, durante um jogo das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, o jogador chegou a simular uma lesão para evitar ser preso. Isso aconteceu durante a partida entre Equador e Chile, em Quito.
Na ocasião, Enner Valencia havia atrasado o pagamento de pensão alimentícia para a ex-mulher, Sintia Pinargote, que acionou a Justiça. Um pedido de prisão do jogador foi feito e deveria ser cumprido após a partida.
No jogo vencido pelo Equador por 3 a 0, Enner Valencia alegou ter sofrido uma lesão e acabou substituído a oito minutos do término do tempo regulamentar. Ele deixou o campo na maca e acabou indo para a ambulância. Assim, escapou de ser preso.
— Ele simulou sair lesionado porque foi avisado que a polícia lhe esperava após o jogo por um tema envolvendo a prisão alimentícia. Ele tinha dificuldades no relacionamento com sua ex-mulher por esse tema de pagamentos de pensão — recorda a jornalista equatoriana Vivi Sánchez Bonilla.
A situação foi resolvida posteriormente com um acordo entre os advogados de Valencia e da ex-mulher.