A temporada se iniciou da melhor forma possível para as Gurias Coloradas. Após um 2022 histórico, em que conquistaram o vice inédito do Brasileirão Feminino, elas voltaram a campo neste sábado (4) e eliminaram o Athletico-PR da Supercopa do Brasil, ao vencerem por 5 a 1, no Beira-Rio.
Os gols do triunfo saíram dos pés de Roberta, Belén Aquino, duas vezes, Bruna Benites e Djeni. O time paranaense descontou com Verônica. Agora, restam dois jogos para que conquistem, pela primeira vez, um título nacional desde a reabertura do departamento feminino.
Após uma reformulação no elenco, o técnico Maurício Salgado promoveu cinco estreias com a camisa colorada: Roberta, Fany Gauto, Pati Llanos, Fabiola Sandoval e Belén Aquino. Com isso, o Inter foi a campo com Gabi Barbieri; Roberta, Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Djeni, Capelinha, Fany Gauto e Pati Llanos; Fabiola Sandoval e Belén Aquino.
O início do jogo obrigou o Inter a redobrar a atenção para buscar a classificação. Logo aos três minutos, o Athletico-PR aproveitou-se da bola aérea para abrir o placar. Após escanteio cobrado pelo lado esquerdo, a bola encontrou Verônica, sozinha, que empurrou para o fundo do gol.
Mas nem deu tempo de o Furacão comemorar. No minuto seguinte, o Inter partiu para o ataque, Fabiola Sandoval impediu que a bola saísse, buscou o cruzamento e, após a defesa afastar parcialmente, Roberta conseguiu igualar o placar, com o pé direito.
O jogo seguiu movimentado e, aos sete, o Athletico-PR teve boa falta a seu favor. Rafinha arriscou em gol, mas com muita força, sem perigos para Barbieri. Aos 13, foi a vez de o Inter ter oportunidade na bola parada. Após falta na meia-lua, Djeni cobrou, mandou direto, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Na cobrança do escanteio, as jogadoras coloradas reclamaram de dois toques no braço de atletas do Athletico-PR dentro da área. A árbitra discordou e deu seguimento ao jogo.
A partir de então, o Inter começava a se encontrar na partida e, quando estava melhor, conseguiu buscar o gol da virada. Aos 23 minutos, Belén Aquino mostrou porque é considerada uma das grandes promessas do futebol uruguaio. Depois de passe de Djeni, encontrou espaço para finalizar e mandar no ângulo da goleira Renata. As Gurias Coloradas iam se classificando pela primeira vez às semifinais da Supercopa.
Mais tranquilas no jogo, com o resultado a favor, as comandadas do técnico Maurício Salgado queriam aumentar a vantagem. Foram duas oportunidades de Fabiola Sandoval e uma de Capelinha, todas sem sucesso. Até que, aos 38, foi a vez de Bruna Benites resolver. Após escanteio cobrado por Fany Gauto, a capitã colorada subiu mais alto do que a defesa adversária e marcou o terceiro. Com o 3 a 1, o Inter foi para o intervalo com a classificação bem encaminhada.
Restavam 45 minutos para que o clube colorado confirmasse a classificação. Mas a equipe não se preocupava apenas em administrar o placar. Elas queriam mais.
Aos dois minutos, Belén Aquino recebeu na área e chutou rasteiro para o fundo das redes athleticanas. Mas não parava por aí. Aos 10, o Inter buscou o quinto após jogada da uruguaia. Aquino fez fila e ia sair na cara do gol, quando foi derrubada na área. A arbitragem assinalou pênalti, que Djeni cobrou com perfeição, no canto direito da goleira Renata. Cinco a um. E apenas uma catástrofe tiraria a classificação do Inter.
O que não aconteceu. O Inter administrou a boa vantagem durante o final da segunda etapa e saiu do Beira-Rio classificado.
Agora, as Gurias Coloradas esperam o vencedor do duelo entre Corinthians e Atlético-MG para saber quem enfrentarão nas semifinais. As equipes duelam neste domingo, às 10h30min, em São Paulo. A próxima partida do Inter está prevista para quarta-feira (8).
Supercopa Feminina
Primeira fase - 4/2/2023
INTER (5)
Gabi Barbieri; Roberta (Tamara Bolt, 25'/2º), Bruna Benites, Isa Haas e Eskerdinha; Djeni, Capelinha, Fany Gauto (Mileninha, 15'/2º) e Pati Llanos (Analuyza, 25'/2º); Fabiola Sandoval (Gabi Berchon, 32'/2º) e Belén Aquino (Priscila, 15'/2º). Técnico: Maurício Salgado.
ATHLETICO-PR (1)
Renata; Evellyn, Jajá Amorim, Nayara e Thais Prado (Hilary, 39'/2º); Paloma, Nathalia (Duda Tosti, 17'/2º) e Camila Pini; Rafinha (Jojo, 17'/2º), Lilian (Joyce, 28'/2º) e Verônica (Maiara, INT). Técnico: Brenno Basso.
Gols: Verônica (A), aos três, e Roberta (I), aos quatro, Belén Aquino (I), aos 23, e Bruna Benites (I), aos 38, do primeiro tempo. Belén Aquino (I), aos dois, e Djeni (I), aos 11, do segundo tempo
Cartões amarelos: Bruna Benites, Djeni (I); Paloma (A)
Arbitragem: Marianna Nanni Batalha (SP), auxiliada por Maira Mastella Moreira (RS) e Estefani Adriati Estrela da Rosa (RS)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre