O Inter contará com Enner Valencia a partir de julho de 2023. Está tudo certo, documentado e registrado. Sua chegada a Porto Alegre será após o encerramento de seu vínculo com o Fenerbahçe, em 30 de junho. Poderá ser registrado no Brasil nos primeiros dias de julho. Mas nem o clube, nem o empresário Gonzalo Vargas e nem o centroavante equatoriano confirmarão: a pedido do jogador, tudo será mantido em sigilo, ao menos enquanto seu time continuar com chances de título na Turquia. A informação, porém, vazou, especialmente para influencers colorados.
O contrato foi assinado na quinta-feira passada (16). Nele, constam os valores. Estima-se que Valencia receberá cerca de R$ 1 milhão mensais entre salários e luvas. O contrato para o jogador de 33 anos seria de duas temporadas e meia (até o final de 2026).
Enner Valencia poderá estrear na 14ª rodada do Brasileirão. Em termos de Libertadores, precisará que o time avance à segunda fase sem ele: só estará apto a ser inscrito das oitavas de final em diante.
Como é um ídolo do Fenerbahçe, atual goleador do Campeonato Turco, Valencia não quer ter sua imagem arranhada na temporada. O time é o vice-líder da competição e ainda briga pelo título. Apenas mais para frente o negócio será confirmado e anunciado.
O sonho, agora, é que ocorra algo que permita a liberação antecipada do equatoriano. Para o Gauchão, impossível. As inscrições precisam ser feitas até sexta-feira (24). Mas a janela de transferências brasileira está aberta até abril. Se ele chegar neste prazo, poderá disputar o Brasileirão desde o início. A situação é idêntica à de Aránguiz, que assinou pré-contrato, mas só viria ao país na metade do ano. E diferente do que passa com Luiz Adriano, que deve chegar a Porto Alegre até o final da semana e disputará o Estadual.
No caso do chileno, a esperança é maior pelo fato de ele estar sendo pouco aproveitado no Bayer Leverkusen, e o time não ter mais chance de título alemão. Decide sua vida quinta-feira (23) na Liga Europa, precisa reverter o 3 a 2 sofrido em casa para o Monaco. Assim, sua expectativa é maior.
Valencia, por outro lado, é titularíssimo do Fenerbahçe. O Campeonato Turco foi interrompido em razão da tragédia do terremoto, e está previsto para retornar no próximo final de semana. Seu clube tem 45 pontos em 21 jogos. O líder é o Galatasaray, que conquistou 54, mas em 22 partidas. O equatoriano foi responsável direto por 27 dos 81 gols da equipe na atual temporada.
Alessandro Barcellos, presidente do Inter, voltou da Europa nesta terça-feira (21). O mercado colorado dos últimos dias teve, ainda, Nico Hernández, zagueiro colombiano que estava no Athletico-PR. Mas o clube pode insistir em mais um jogador de meio-campo para finalizar as contratações, ao menos neste momento da temporada.
DATAS E PRAZOS
- A janela de transferências do Brasil está aberta desde 11 de janeiro, e permanece assim até 4 de abril. O clube pode contratar e inscrever jogadores no BID.
- Caso não consiga cumprir esse prazo, precisará esperar até a próxima janela, que abre em 3 de julho e vai até 4 de agosto.
- A 13ª rodada do Brasileirão está marcada para 1º, 2 e 3 de julho. Como o jogador precisa ser registrado no BID ao menos um dia antes da partida, só poderá atuar na 14ª rodada.
- Para a Libertadores, só estará à disposição para as oitavas de final, previstas para as semanas de 19 e 26 de julho.
- Para a Copa do Brasil, será necessário avançar até as quartas de final para que Valencia possa jogar.