O Inter estreia na temporada 2023 neste sábado (21), às 19h, no Estádio Beira-Rio, contra o Juventude. A partida é válida pela primeira rodada do Campeonato Gaúcho, competição na qual os comandados de Mano Menezes estão mobilizados para buscar o título, já que os Colorados não conquistam a taça desde 2016.
Contratado em abril de 2022, Renê não disputou o Gauchão pelo Inter na última temporada, tampouco participou da pré-temporada. Porém, o atual titular incontestável da lateral-esquerda colorada, falou sobre o que espera da estreia da equipe no ano e da preparação feita pelo grupo de jogadores durante esses últimos dois meses.
— Nos preparamos bem, tivemos uma pré-temporada longa esse ano. Acredito que a preparação foi muito boa e a expectativa é de que comecemos 2023 já com uma grande vitória. Espero que amanhã (sábado) seja uma grande noite para a nossa equipe e que possamos iniciar um ano com o pé direito. Que seja um ano de grande conquistas — projetou.
Renê também falou sobre a temporada completa que o Inter terá pela frente. Deixando claro que o objetivo da equipe é disputar todos os torneios visando o título, o lateral comemorou o fato de estar retornando à disputa de uma Libertadores, entretanto, ressalta que, no momento, a prioridade é o Gauchão.
— Temos competições muito importantes. Jogar uma Libertadores é diferente. Um clima e uma atmosfera muito boa. Estamos muito felizes de voltar a disputar a competição, espero que seja um grande abno não só na Libertadores, mas também na Copa do Brasil, Brasileirão e Gauchão, que é a primeira competição do ano. Nosso foco total está no Gauchão para buscar esse título e ir para os outros torneios com a confiança elevada — avaliou.
Para ir em busca das conquistas, o atleta afirmou que, em comparação com 2022, o Inter está um passo a frente nesse início de temporada, já que manteve praticamente 80% do seu elenco da última temporada para 2023 e ainda manteve o trabalho do treinador Mano Menezes.
— Sabemos que no Brasil temos pouco tempo para treinar poque são muitos jogos. Você conseguir manter o plantel e o time que vem jogando junto há um ano, ajuda bastante. Já na pré-temporada mostramos o entrosamento do ano passado. Acredito que isso é um ponto positivo, saímos na frente em comparação com o ano passado. Agora é mostrar dentro de campo — comentou Renê que, mesmo com um ano apenas de Inter, se tornou uma das lideranças e capitães do elenco colorado.
— Fico feliz pelo respeito, confiança do treinador e dos meus companheiros. É uma responsabilidade muito grande ser capitão em uma equipe grande como a do Inter. Sempre que precisar usar a braçadeira, farei com muito orgulho e, quando não usar, estarei dando o meu melhor dentro de campo. Em um grupo vencedor tem vários lideres e aqui não é diferente. O importante é fazer o melhor para o Inter e que as vitórias possam vir, assim como os títulos. Estamos trabalhando para dar isso ao torcedor — finalizou.
O jogador ainda ressaltou que, no elenco colorado, existem muitos atletas que podem exercer o papel de capitão da equipe: Rodrigo Moledo, Gabriel Mercado, Alan Patrick e Gabriel, que por estar machucado, só retornará no segundo semestre de 2023.