*Colaborou Bruno Flores
O técnico Mano Menezes traçou, em entrevista ao Grupo RBS, o perfil do centroavante buscado pelo Inter no mercado. O treinador ressaltou que precisa de um jogador móvel e não apenas um finalizador. Sobre a chegada de nomes não apenas para o ataque, mas também para outras funções, o treinador admitiu que o clube pode esperar o fechamento da janela de transferências na maior parte dos países da Europa, em 31 de janeiro, para ter uma possibilidade maior de fechar com os atletas que se encaixam no planejamento colorado.
— Não acredito mais no centroavante enfiado no meio de dois zagueiros como uma peça que você tem de acertar a cabeça dele para ele fazer um gol. A maioria dos grandes centroavantes é de jogadores com capacidade de se movimentar, de contribuir com a construção da jogada, não ser só de finalização. Futebol ficou assim, os espaços são mais apertados e você precisa usar todos para desmanchar a estrutura defensiva do adversário para aí sim encontrar um passe no espaço apertado. O atacante que procuramos obedece a essas características — afirmou Mano, que ressaltou que Alemão não perderá espaço com a chega de um novo centroavante.
— Alemão terminou bem a temporada. Esse jogador que chegar não vai fazer o Alemão ir para a reserva e só jogar de vez em quando. Isso não faz sentido — completou.
Mano reiterou que não tem pressa para o anúncio de reforços e ressaltou que o fechamento da janela europeia facilitará para encontrar os nomes que o Inter procura.
— Se contratou pouco nesse primeiro momento porque acreditamos que o que fizemos no ano passado foi bem feito. Terminamos o ano criando expectativas e acreditamos que foi bom, nós não precisamos sair desesperadamente contratando em quantidade. Podemos diminuir a quantidade e direcionar melhor esse valor que tínhamos que dividir por 15, agora por cinco. Temos de trabalhar com outra faixa de jogador para qualificar o elenco. Precisamos direcionar essa busca, esperar que algumas coisas aconteçam, como, por exemplo, fechar a janela europeia em 31 de janeiro. A partir do momento que fecha, aumenta a chance de jogadores que não acertaram com um clube europeu ficarem à disposição da América Latina. O futebol brasileiro não oferece tantos jogadores porque eles já estão em clubes que não liberam. Então, precisamos buscar em outros mercados. Isso cria a ansiedade externa, mas dentro precisamos controlar isso — pontuou.
O Inter anunciou até o momento dois reforços para a temporada 2023. O primeiro, Mário Fernandes, chegou para atuar tanto na lateral quanto na zaga. Já John veio do Santos para repor a saída de Daniel e ser o reserva imediato do goleiro Keiller.