Miguel Ángel Ramírez trabalhará na segunda divisão da Espanha. O ex-treinador do Inter foi anunciado nesta terça-feira (17) pelo Sporting Gijón, que ocupa um modesto 15º lugar na tabela de classificação após 23 rodadas disputadas. O contrato assinado tem duração até junho de 2024.
Apesar de ter nascido nas Ilhas Canárias, o técnico viverá sua primeira experiência com futebol profissional em território espanhol. Depois de sair das categorias de base do Las Palmas, Ramírez trabalhou com times sub-19 AEK, Panathinaikos e Olympiakos, na Grécia, além de Alavés, na Espanha.
O maior destaque veio quando, após passagem pela Academia Aspire, no Catar, conquistou a Copa Sul-Americana de 2019 pelo Independiente del Valle, do Equador. A campanha o credenciou para chegar ao Beira-Rio em 2021.
— (A experiência internacional) me construiu como treinador e como pessoa. Conheci clubes diferentes, jogadores, culturas, idiomas que fui metendo na mochila e me melhoraram. Obviamente, hoje estou anos luz do treinador que começou há alguns anos. Creio que também tive a oportunidade de ter êxito e fracassar. No esporte de elite, perdemos mais do que ganhamos e isso faz com que se aprenda para melhorar — disse o treinador em vídeo divulgado nas redes sociais do Gijón.
O espanhol foi demitido do Inter após três meses, tendo comandado a equipe em 22 partidas, em que obteve 11 vitórias, quatro empates e sete derrotas. Ao deixar Porto Alegre, ainda treinou o Charlotte FC, dos Estados Unidos.