A estreia do Inter no Gauchão decepcionou a torcida, que esperava que a manutenção do time vice-campeão brasileiro fosse uma garantia de que a equipe iniciaria bem a temporada 2023. Ainda que tenha marcado dois gols, o Colorado encontrou dificuldades para executar sua mecânica de jogo devido à forma como Celso Roth armou o Juventude para marcar a equipe de Mano Menezes.
O gol cedo ajudou para a proposta defensiva do Juventude. Com apenas três minutos, Rodrigo Rodrigues aproveitou rebote de Keiller e mandou para as redes. Roth montou seu time para marcar o Inter de forma individual. Ou seja, cada jogador alviverde encaixava um colorado e o seguia até que a ação ofensiva dos mandantes terminasse.
Foi decisivo para o Juventude impor dificuldades, principalmente no primeiro tempo, a marcação de Jadson em cima do lateral-direito Bustos. Peça fundamental no funcionamento do setor ofensivo colorado pela direita, o argentino pouco conseguiu participar da partida nos primeiros 45 minutos.
Os encaixes de marcação feitos pelo Juventude:
Com Bustos bloqueado, o Inter teve dificuldades para atacar pelo lado direito. O mapa de calor da partida mostra como o Colorado conseguiu chegar mais ao fundo pelo lado esquerdo, ainda que tivesse um alta concentração de posse pela direita. Ou seja, o time tentava iniciar as jogadas pela direita, mas não conseguia terminá-las.
A imagem abaixo mostra como Johnny tinha a bola, mas não encontrava passe no lado direito. Bustos estava marcado por Jadson e Mauricio preso pelo lateral Guilherme Guedes.
A dificuldade do Inter para encontrar alternativas ofensivas pelo setor direito diante da marcação sobre Bustos foi reconhecida por Mano Menezes. O treinador admitiu que irá fazer ajustes nos treinamentos para o time sair desse tipo de marcação.
— Aconteceu que o cara na outra casamata colocou um jogador que marcou (o Bustos) o tempo todo de forma individual. Quando você recebe uma marcação assim, deve jogar mais para o time e menos para você. O nosso gol foi pela direita, entre o lateral deles e os zagueiros. Esse fato que aconteceu hoje (sábado, 21) foi novo. Temos que pegar o fato novo para mostrar para os jogadores e apresentar soluções — pontuou.
Como citado por Mano Menezes, o segundo gol do Inter saiu em uma jogada pelo lado direito. Com Bustos ainda marcado por Jadson, o avanço de Vitão foi determinante para a jogada. Como o zagueiro conduziu livre, o lateral-esquerdo Guilherme Guedes avançou para sair na sua marcação, o que permitiu que Mauricio aparecesse livre dentro da área para fazer o cruzamento para Pedro Henrique.
O Inter voltará a campo na quarta-feira (25), às 19h, para enfrentar o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Será uma nova oportunidade para Mano Menezes encontrar as soluções para superar a marcação adversária e conduzir o Colorado para sua primeira vitória no Gauchão.