Com uma nova temporada à vista, o noticiário recente das Gurias Coloradas tem trazido certa preocupação aos torcedores. Nomes de destaque da equipe já anunciaram suas saídas, mas a diretoria do departamento feminino garante que reposições serão anunciadas nos primeiros dias de 2023.
Até estes últimos momentos do mês de dezembro, oito atletas comunicaram o fim de ciclo com a camisa colorada. A primeira despedida foi durante o Gauchão, quando a atacante Millene Fernandes se transferiu para o Corinthians. Na sequência, depois do vice-campeonato na Ladies Cup, a goleira Mari Zanella, a zagueira Sorriso, a lateral Isabela, as meias Ju Ferreira e Maii Maii, e as atacantes Fabi Simões e Lelê usaram as redes sociais para se despedir.
Apesar do volume inicial, o número de saídas ainda é menor comparado às últimas temporadas. Nos dois anos anteriores, o clube registrou 14 despedidas. Agora, de 2022 para 2023, a estimativa é entre 10 e 11 atletas indo embora. Mesmo com a estatística, um dos pontos principais das jogadoras que se desligaram é o peso dentro do elenco, já que se tratavam de nomes com história no clube e de titularidade absoluta, na maioria dos casos.
Sabedora do cenário, a diretoria colorada garante que as peças serão repostas. Em contato com a reportagem de GZH, o clube afirmou que os anúncios serão divulgados a partir de janeiro, já que muitos dos reforços ainda possuem contrato com seus clubes até o último dia do ano. Vale lembrar que além das tradicionais competições como Supercopa, Brasileirão e Gauchão, o clube disputará a Libertadores pela primeira vez em sua história.
Outros dois aspectos destacados pelos dirigentes são em relação ao mercado e ao planejamento do próximo ano. Na modalidade, o ramo de negociações ainda conta com contratos mais curtos e a disparidade de investimento entre os clubes brasileiros.
Em relação à montagem do elenco para 2023, a intenção é de uma renovação, mas com a manutenção de um esqueleto de time. Para isso, uma das principais apostas segue sendo o aproveitamento da base. Ao menos seis atletas serão integradas já no reinício dos trabalhos. Entre os nomes confirmados estão Guta, Gabi Berchon e Alice, que integram o sub-17 e sub-20, e já atuam na base da Seleção Brasileira.
A apresentação para a nova temporada será no dia 9 de janeiro. A primeira competição do calendário do Inter será a Supercopa do Brasil, que tem estreia agendada para o dia 5 de fevereiro, com a adversário ainda a ser divulgado pela CBF.
Atletas com contratos renovados:
- Goleiras: May e Gabi Barbieri
- Zagueiras: Bruna Benites e Isa Haas
- Meio-campistas: Djeni e Zóio
- Atacante: Mileninha
Atletas com contrato em vigor:
- Zagueiras: Thamyris e Carla
- Laterais: Carol Gil, Eskerdinha e Agapito
- Meio-campistas: Ketlin e Danny Teixeira
- Atacantes: Priscila, Tamara Bolt e Kamile Loirão
Quem pode sair?
- Meio-campista: o principal destaque do Inter em 2022 deve deixar Porto Alegre. Segundo apuração de GZH, a meia Duda Sampaio está com negociações avançadas para atuar no Corinthians. O Flamengo também tem interesse na contratação.
Quem pode chegar?
Para suprir as ausências, a diretoria já está no mercado em busca de reforços. A meia Fany Gauto e a atacante Fabiola Sandoval são duas das atletas que negociam com o Colorado. A dupla da seleção paraguaia atuou no futebol brasileiro nesta temporada. A primeira estava na Ferroviária, onde fez 21 jogos, com dois gols e duas assistências. Na carreira, acumula passagens por Santa Fe, da Colômbia, Atlético de Madrid, Olimpia, entre outros. Já a atacante Fabiola defendeu o Avaí Kindermann. Pelo time catarinense, foram 11 jogos e oito gols. Além disso, já vestiu as camisas de Bahia, Libertad e Colo-Colo.
Outro nome em negociação é o da atacante Analuyza. A informação foi dada pela jornalista Nani Chemello, da Rádio Inferno, e posteriormente confirmada por GZH. A atleta de 18 anos disputou a Copa do Mundo sub-20 em 2022, além do Brasileirão nas categorias sub-17, sub-20 e A-1 pelo Santos.
Recentemente, outro nome que ligado aos interesses do Inter foi o de Bianca Gomes. A atacante de 32 anos não teve o contrato renovado com o Corinthians, e pode jogar em Porto Alegre em 2023.