Embalado por duas vitórias seguidas fora de casa no Brasileirão, o Botafogo terá desfalques importantes para a partida contra o Inter, neste domingo (16). Entre as ausências mais sentidas, destaque para dois velhos conhecidos do torcedor colorado: o lateral Saravia, lesionado, e o zagueiro Víctor Cuesta, impedido de atuar por uma cláusula contratual.
Contestado por parte da torcida colorada durante sua passagem pelo Beira-Rio, Cuesta vem sendo elogiado pela torcida do Botafogo pelas boas atuações. Contudo, o jogador ainda pertence aos colorados e os cariocas não quiseram pagar uma multa de R$ 1 milhão para colocá-lo em campo. Para o lugar do argentino, Kanu ganhará uma oportunidade ao lado de Adryelson.
Já na lateral direita, o técnico Luis Castro tem um problema ainda maior, pois, além de Saravia, o outro jogador da posição, Rafael, ex-Manchester United, também está entregue ao departamento médico. Por isso, o treinador português deve improvisar o zagueiro Lucas Mezenga no setor.
Por outro lado, o Botafogo conta com um retorno importante. De volta após cumprir suspensão, Jeffinho deve retornar à ponta esquerda, com João Victor retornando ao banco de reservas.
Após vencer os dois últimos jogos fora de casa, contra Avaí e São Paulo, o Botafogo chegou a 43 pontos, atingiu a nona colocação e praticamente eliminou o risco de rebaixamento para a Série B. Com isso, o clube já começa a projetar a temporada 2023, enquanto ainda tenta se aproximar da ponta de cima da tabela.
— Atingimos o nosso primeiro propósito, que era a permanência na Série A. Se isso não está totalmente garantido, é praticamente uma certeza. Agora, vamos para o segundo objetivo, que é tentar uma das vagas internacionais, Sul-Americana ou Libertadores. Vamos lutar arduamente por elas. Nós queremos sempre mais, sempre para o próximo jogo com a vontade de ganhar. Vamos enfrentar o Inter com a vontade de vencer o jogo — declarou Luís Castro.
Um detalhe curioso e que serve de alento para o Inter é que o Botafogo tem uma má campanha no Brasileirão jogando em casa. Em 15 jogos disputados no Estádio Nilton Santos, o time carioca venceu apenas quatro, empatou sete e perdeu quatro, com 42% de aproveitamento. Curiosamente, longe de seus domínios, a equipe venceu oito partidas, empatou cinco e perdeu apenas três, com um aproveitamento de 60%.
O provável time alvinegro para encarar os colorados tem: Gatito Fernández; Lucas Mezenga, Adryelson, Kanu e Marçal; Tchê Tchê e Lucas Fernandes; Júnior Santos, Eduardo e Jeffinho; Tiquinho Soares.
Botafogo e Inter enfrentam-se neste domingo, às 18h, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro.