Mesmo que ainda tenha mais quatro partidas pela frente até novembro e que haja uma mínima chance de ser campeão brasileiro, o Inter planeja o 2023. Mano Menezes tem alguns itens da próxima temporada na ponta da língua, e inclusive já abriu algumas informações e expectativas para o ano que vem. Elas vão desde o aproveitamento de jogadores até força do mercado, passando por pré-temporada e importância do Gauchão.
O técnico explicou parte do planejamento. Como o Brasileirão termina na metade do mês que vem e as férias se encerram no meio de dezembro, haverá cerca de 30 dias de preparação antes do começo do Gauchão, previsto para 15 de janeiro. Assim, a ideia do treinador é já de usar o time principal durante todo o torneio. Não significa que não serão testados jovens ou eventuais reservas, mas, sim que o grupo principal é que vai entrar em campo. O clube pretende valorizar o Estadual, torneio que não conquista desde 2016, sua maior série sem erguer o troféu desde o final dos anos 1980 e início de 1990.
Sobre grupo principal, aliás, Mano não esconde que prefere trabalhar com um número restrito de atletas. Algo entre 26 e 30 profissionais. Por isso, a investida no mercado não será agressiva. A ideia do treinador é contratar apenas "reforços pontuais". E, claro, eventuais reposições para saídas de jogadores.
O treinador não citou nomes, mas as carências do time são óbvias. Gabriel ainda não estará à disposição no começo do ano, e só há Johnny como volante de primeira função. É possível que o clube busque algum lateral-direito, caso não renove o contrato com Weverton. Um novo meia ofensivo pode ser observado. No primeiro momento, porém, não serão procurados goleiros, meias defensivos nem centroavantes.
Mano entende que Keiller, Daniel, Anthoni e Emerson Júnior são suficientes para o gol. Ele pretende conversar com Edenilson e avaliar a possibilidade de permanência. Para o técnico, será difícil achar um jogador que execute as mesmas funções do camisa 8 sem que se faça um grande investimento. Nesse caso, seria mais fácil mantê-lo, caso não apareça alguma proposta boa também para o clube. No caso dos centroavantes, a temporada começará com Alemão, Braian Romero e Mikael. O ex-atacante do Sport não teve lesão constatada após ter saído do treino de quinta-feira com auxílio de muletas.
A temporada atual foi prejudicada porque Mikael chegou 12kg acima do peso e, por isso, precisou de alguns meses para recuperar a forma física. Segundo Mano, o atleta já está bem, mas acabou perdendo força durante este rocesso, o que é considerado normal. O técnico reforçou, porém, que é importante o atacante cuidar sua condição física durante as férias para se apresentar bem em dezembro.
O Inter programa um retiro de sete a 10 dias durante a pré-temporada. A tendência é de que seja feito na Região Metropolitana — possivelmente em Viamão. Viajar para a Serra foi descartado, por enquanto.
Enquanto 2023 não chega, porém, o time se prepara para continuar a perseguição ao Palmeiras. Na quarta-feira (feriado, dia 2), jogará às 16h contra o América-MG, no Estádio Independência. Para evitar o título dos paulistas, precisa vencer e torcer que a equipe de Abel Ferreira não ganhe do Fortaleza às 21h30min, no Allianz Parque.