O técnico do Inter, Mano Menezes, indicou no treino desta quinta (20) que Pedro Henrique larga na frente por uma vaga como ponta da equipe no jogo contra o Coritiba, no próximo domingo (23). Conforme estatísticas analisadas por GZH, o atacante de Santa Cruz do Sul leva a melhor sobre o concorrente Wanderson em pelo menos quatro fundamentos: finalizações, desarmes, cruzamentos e dribles.
Os dois ponteiros têm o moral elevado com Mano e são considerados atletas com qualidade para atuar no time titular. Porém, o treinador não cogita utilizar ambos ao mesmo tempo por uma questão tática.
— O Wanderson busca mais a posse de bola e a tabela. Já o Pedro Henrique é mais agudo. Não é que eu não ache que seja possível jogar com dois extremos. Mas, quando jogamos com dois, eles fazem mais a beirada do que a construção pelo meio. E nós já temos um lateral (Bustos) que é quase um ponta. Se fecharmos o corredor para ele com um outro ponta, nós perdemos um jogador no meio, além de perder a qualidade de apoio dele (Bustos), que vem de trás. Já joguei com dois pontas, mas é importante entender isso — explicou.
Elogiados por Mano, Pedro Henrique e Wanderson promovem briga parelha pela vaga no time. Apesar de o primeiro ter atuado em mais partidas (26 contra 20), os dois pontas atuaram por quantidade muito parecida de minutos no Brasileirão, o que facilita a comparação entre ambos.
Segundo o site de estatísticas Footstats, Pedro Henrique tem 51 finalizações e 24 desarmes na competição, enquanto Wanderson tem 28 e três, respectivamente. Já nos cruzamentos (13 a 10) e nos dribles (22 a 20), a vantagem também é de Pedro Henrique, embora com uma margem menor.
O principal fundamento em que Wanderson se destaca é o passe. O camisa 11 teve até agora 344 passes certos, contra apenas 241 de Pedro Henrique, o que reforça a visão de Mano de que o primeiro é mais adepto da tabela e da posse de bola, enquanto o segundo é mais agudo.
Já no quesito bola na rede, Pedro Henrique e Wanderson se equivalem. Os dois marcaram até agora seis gols e deram duas assistências cada um no Brasileirão.
Para o jogo contra o Coritiba, no domingo (23), a indefinição do ponta é a única dúvida de Mano Menezes. No mais, a equipe será a mesma da vitória sobre o Botafogo. O provável time colorado tem: Keiller; Bustos, Rodrigo Moledo, Vitão e Renê; Johnny, Edenilson, Carlos de Pena e Alan Patrick; Pedro Henrique (Wanderson) e Alemão.