Com a classificação para a fase de grupos da Libertadores assegurada, o Inter começa a acelerar o planejamento visando a temporada de 2023. Após a vitória sobre o Ceará, por 2 a 1, pela 34ª rodada do Brasileirão, o técnico Mano Menezes destacou o trabalho desenvolvido na busca por peças que aumentem a qualidade do elenco colorado.
— Não posso detalhar muito (o planejamento). O clube tem trabalhado bastante para adiantar as avaliação que precisam ser feitas. A nossa realidade não é a de contratações milionárias. Quem não tem essa condição, precisa ter outra capacidade. Precisa estar na frente dos outros nas análises. Temos de ser extremamente profissionais — ressaltou, citando a importância da manutenção do grupo de jogadores para o próximo ano:
— Sempre falo que a primeira coisa quando se tem um grupo de qualidade é não perder esses jogadores de qualidade. Isso é o primeiro passo. Dentro da avaliação que temos, manter a maioria dos jogadores e depois aumentar a capacidade de concorrência com algumas contratações pontuais.
Do atual plantel, seis jogadores têm contrato apenas até dezembro de 2022. São eles: os zagueiros Gabriel Mercado, Roberto e Rodrigo Moledo, o volante Liziero, e os atacantes Gustavo Maia e Wanderson.
Destes, Mercado e Wanderson têm as situações mais adiantadas para permanecer em Porto Alegre. O atacante pertence ao Krasnodar, da Rússia, mas o Inter tem acerto encaminhado para a compra do camisa 11. Já Liziero e Gustavo Maia, emprestados por São Paulo e Barcelona, devem ser devolvidos aos clubes de origem.