Em seus últimos meses de contrato com o Inter, Gustavo Maia reapareceu entre as alternativas do grupo de jogadores. No último sábado (1º), ele fez sua primeira partida sob o comando de Mano Menezes, na vitória sobre o Santos. No entanto, o atacante de 21 anos deve deixar o clube em dezembro para atuar no futebol português.
A última escalação do atleta tinha sido nos acréscimos do clássico Gre-Nal, vencido na Arena, por 1 a 0, pelo Gauchão. Desde então, Gustavo Maia tinha ficado, no máximo, entre os reservas. De acordo com Mano Menezes, o resgate do jogador tem justificativas. A primeira é a ausência de Wanderson, titular que está enfrentando dores musculares há algumas semanas. A segunda é que os concorrentes do setor não aproveitaram as chances.
David, por exemplo, que atuou contra Atlético-GO e Bragantino, não executou a função tática solicitada. Pelos treinamentos e rendimento contra o Santos, Gustavo Maia tende a seguir como alternativa na reta final do Brasileirão.
— No jogo de Goiânia, entramos com o David na última parte do jogo, era uma situação diferente, precisávamos reter a bola na frente, estávamos com a vantagem no placar. Quando eu o coloquei contra o Bragantino, a gente precisava de um jogador de beirada que ficasse aberto no flanco para receber no um contra um. David foi para dentro e não conseguiu fazer. Tem de fazer. Por isso que Maia entrou na direita — relatou o treinador na última coletiva.
— Jogador que entra tem de dar amplitude, ficar aberto, para receber a bola e fazer a jogada do time. Seja do lado de lá ou de cá. Onde a gente escolher. Por isso, Maia foi o escolhido para fazer a função, entrou e fez — complementou.
Em paralelo, apesar de ser solicitado pelos torcedores, Gustavo Maia não deve seguir no Beira-Rio. O clube tem a opção de compra junto ao Barcelona, mas o jovem ainda não convenceu definitivamente valer o investimento. Desde 2021 em Porto Alegre, ele acumula apenas 12 jogos e um gol marcado. Foi titular em apenas uma ocasião. Em agosto, por exemplo, quase acertou o repasse ao Vasco da Gama por indicação de Paulo Bracks, ex-executivo do Inter.
Segundo apurou a reportagem de GZH, o estafe do atleta tem transferência encaminhada para o futebol português na próxima temporada. A preferência, no entanto, segue com o Colorado até o final deste ano:
— Quando encerrar daí não é mais jogador ou a gente renova — argumentou Mano em entrevista coletiva.
— Enquanto estiver recebendo está trabalhando — acrescentou o técnico.
Contra o Flamengo, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (5), o garoto poderá seguir como opção no banco de reservas. Isso ocorre pela possível baixa de Taison, liberado para acompanhar o sepultamento do seu pai, por Wanderson ainda não estar recuperado em plenitude e por David estar desprestigiado. A lista de relacionados será divulgada no final da tarde pelo clube.