A invencibilidade até foi mantida, e agora aumentou para 12 jogos seguidos sem perder, igualando o recorde da temporada 2020/21. Mas o empate em 1 a 1 com o Coritiba no Couto Pereira, que interrompeu uma série de quatro vitórias do Coxa em casa, deixou praticamente impossível o sonho de buscar o líder Palmeiras. Pelo contrário: se não vencer o Ceará na próxima rodada, o Colorado poderá ver o time paulista ser campeão por antecipação do Brasileirão 2022 ainda faltando quatro rodadas para o fim.
A matemática do título é a seguinte: na terça, o Palmeiras visita o Athletico-PR. Na quarta, o Inter joga às 21h45min contra o Ceará, mesmo horário de Corinthians x Fluminense. Se colorados e corintianos não ganharem, e os palmeirenses somarem três pontos, terão sido campeões.
Os cálculos da Libertadores são outros. Ganhando na quarta-feira, o Inter estará matematicamente classificado se o Atlético-MG não somar seis pontos nas duas partidas que terá (fora, contra o Fortaleza, no encerramento da 33ª rodada, e em casa contra o Juventude). Mas isso é apenas a frieza dos números, já que a tendência é de que o Brasileirão dê oito vagas para a competição continental (basta que Flamengo e Athletico-PR fiquem entre os sete primeiros).
O técnico interino Sidnei Lobo avaliou essa circunstância:
— Significa que o dever foi cumprido. Que valeu a pena tudo o que foi feito durante a campanha, o empenho da diretoria e da comissão técnica, tivemos de trabalhar bastante para chegar a esse estágio. Representa muito. É um prêmio para o nosso torcedor.
A respeito do jogo, o Inter saiu de Curitiba lamentando duas situações. A primeira foi a de ter jogado tão mal o primeiro tempo. A segunda, foi o gol anulado. Sobre o item número um, ao qual Edenilson definiu como "um presente ao adversário", Sidnei disse:
— Tivemos dificuldade na primeira etapa, não conseguimos ficar com a bola. Eles aproveitaram e criaram algumas situações, principalmente em bolas paradas. Na segunda parte, corrigimos algumas coisas, em especial a parte técnica. Erramos muitos passes. Conseguimos melhorar. Fizemos dois gols, que garantiriam nossa vitória. Infelizmente a interpretação do árbitro anulou um deles. Infelizmente, não conseguimos a vitória, mas o empate não foi ruim.
E a respeito da arbitragem, que anulou um gol por impedimento após consulta no VAR, o centroavante Alemão reclamou:
— Vi as imagens. O goleiro nem tinha visto o PH atrás dele. Não tinha razão para anular. O gol foi legal.
Na quarta-feira, Mano Menezes estará de volta, assim como o volante Liziero e o meia-atacante Taison. O zagueiro Mercado e o meia Mauricio também podem ficar à disposição. E o Inter espera um Beira-Rio cheio para encaminhar, definitivamente, a vaga para a Libertadores. E quebrar o recorde de invencibilidade do Brasileirão.