O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, participa nesta terça-feira (6) de reuniões em São Paulo para a formatação do projeto da Liga Forte Futebol. Depois da primeira reunião da manhã, mais um encontro está programado para a parte da tarde.
Uma das questões fundamentais é a definição da diferença de premiação entre os participantes do Brasileirão:
— Tivemos reuniões técnicas e estamos estabelecendo que a diferença de premiação entre o primeiro colocado e o último será no máximo de 3,5 vezes. Isto não significa que clubes perderão dinheiro. A intenção é crescimento de receitas de todos. O objetivo é ter competição equilibrada, seguindo melhores modelos de liga do mundo. Estamos buscando convergência para fazer uma liga única. Estamos abertos para ajustes — explicou Barcellos.
A Liga Forte Futebol é formada por 25 clubes das Séries A e B, e entre eles estão Inter, Atlético-MG, Athletico-PR, Avaí, Ceará, Coritiba, Fluminense e Juventude. O objetivo da criação da liga é fortalecer o futebol brasileiro através da maximização das receitas.
Os pilares propostos seguem este objetivo. A divisão de receita proposta é de 45% de forma igualitária, 30% sobre performance e 25% por apelo comercial.
Além da Liga Forte Futebol, a Libra (Liga do Futebol Brasileiro) tem feito reuniões, principalmente com clubes de São Paulo e Rio, para tentar avançar na organização de uma nova fórmula de divisão de receitas do futebol brasileiro.