Ainda é possível ao Inter sonhar com o título brasileiro. Ao menos é o que diz a matemática. Com mais uma rodada disputada, a projeção foi atualizada, e baixou em um ponto a necessidade de título na comparação com a semana anterior. O problema é que a um jogo a menos para buscar essa pontuação.
O aproveitamento do Palmeiras indica que o campeão somará 78 pontos. Isso exigiria que o Inter somasse 35 dos 39 pontos ainda em disputa. Como não é possível chegar nesse número em 13 jogos, o cálculo prevê 12 vitórias (36 pontos) como necessários para erguer o troféu.
Por isso, o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especializado em probabilidades no futebol, dá 5,4% de chance de título para os colorados. Para comparar, apenas dois times têm números melhores do que o Inter: o Palmeiras, com 75,6% e o Flamengo, com 7,7%. Fluminense (3,9%), Corinthians (3,5%) e Athletico-PR (3,4%) vêm na sequência.
Se o título está distante, a vaga para a Libertadores está encaminhada. Para se manter no G-6, a tendência é de que seja preciso buscar mais 17 pontos. Na prática, seis vitórias até o final do Brasileirão garantem lugar. O número deve ser ainda menor porque possivelmente um dos seis primeiros colocados será campeão da Copa do Brasil ou da Libertadores, o que abrirá mais uma (ou duas) vaga (s). A UFMG coloca 85,4% de chance para o time de Mano Menezes voltar à principal competição continental. Para a vaga direta à fase de grupos, faltam 22 pontos — sete vitórias e um empate em 13 jogos.
O Inter tem mais sete jogos em casa e seis fora na reta final da competição. No Beira-Rio, receberá Cuiabá, Bragantino, Santos, Goiás, Ceará, Athletico-PR e Palmeiras. E visitará Atlético-GO, Flamengo, Botafogo, Coritiba, América-MG e São Paulo.