Único clube carioca na elite do Brasileirão Feminino, o Flamengo será adversário das Gurias Coloradas nas quartas de final. As equipes começam a decidir o classificado na próxima segunda-feira (15), às 20h, no estádio Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro. O confronto de volta ocorre na outra segunda (22), às 15h, no Beira-Rio, em Porto Alegre.
O rubro-negro chega para o embate depois de ficar na sexta colocação na primeira fase. Foram 25 pontos conquistados em 45 disputados, representados por sete vitórias, quatro derrotas e quatro empates. São, ainda, 25 gols marcados e 17 sofridos.
Após duas temporadas sem conquistar a classificação à segunda fase — em 2021 e 2020 terminou a etapa inicial na nona colocação —, o Flamengo tinha como meta inicial ficar entre os oito primeiros.
— Nesse primeiro momento, o objetivo era a classificação, tendo em vista que nos últimos dois anos o Flamengo não tinha conseguido ficar entre os oito. O investimento é mais a longo prazo, imaginando para o ano que vem uma coisa mais sólida. Porém, a próxima fase é mata-mata. Tudo pode acontecer, o time pode encaixar. Mas não tem essa coisa de "é para chegar na final". É para voltar o protagonismo do Flamengo no futebol feminino — explica a jornalista Luciana Zogaib, do portal Damas do Esporte, que acompanha o time.
Na parada para a Copa América, o Flamengo anunciou quatro reforços: as atacantes Giovanna Crivelari, Isadora e Sole Jaimes, e a goleira Kelly Chiavaro. Destas, três já estrearam.
— A Crivelari e a Isadora estrearam fazendo gols contra o Bragantino, no jogo que confirmou a classificação do Flamengo às quartas de final. A Sole James também estreou bem. Acaba que é um time muito novo, muitas contratações, precisa de mais treino, mais entrosamento, apurar a forma (física), a Crivelari estava há um bom tempo sem jogar — avalia a jornalista.
Para o enfrentamento com o Inter, além das convocadas para a Copa do Mundo sub-20, as meio-campistas Cris e Kaylane, o único desfalque será a atacante Darlene, que teve constatada lesão ligamentar no joelho ainda na primeira rodada do Brasileirão Feminino e segue no departamento médico.