O dia 01 dos 28 disponíveis para contratar jogadores em 2022 chegou ao fim sem que o Inter tenha anunciado um centroavante. A posição é a mais urgente de ser reforçada, e isso nem é segredo. Quatro nomes seguem na pauta de especulações, mas não houve avanços concretos.
O alvo colorado é Darío Benedetto. O argentino de 32 anos vive um momento de amor e ódio no Boca Juniors. Ao mesmo tempo em que é um dos grandes ídolos da equipe de Buenos Aires, atravessa uma fase de contestação, principalmente por ter desperdiçado os três últimos pênaltis que cobrou, dois deles que custaram a eliminação da Libertadores para o Corinthians. No sábado, perdeu mais uma cobrança.
Ele foi convocado para a partida diante do Argentinos Jrs, marcada para 21h30min desta terça-feira (19). Pode ser titular, caso se recupere da pancada que levou no último compromisso. Em janeiro de 2022, o Boca pagou 3 milhões de euros para contratá-lo do Olympique de Marselha (clube para o qual a negociação inversa, há três anos, custou 14 milhões de euros). Em Porto Alegre, diz-se que seu salário é o equivalente a mais de R$ 1 milhão por mês. O Inter monitora a situação e estuda a melhor forma de contratá-lo, mas os valores apresentados não condizem com o momento financeiro.
Com a dificuldade em contratar Benedetto, outros nomes apareceram no radar. Nahuel Bustos, argentino de 24 anos, é outro cotado. O atacante pertence ao Grupo City (que administra o Manchester City, o Girona-ESP e o Montevideo City Torque). Fez a última temporada no Girona, na segunda divisão espanhola, quando conseguiu o acesso à elite.
Para contratá-lo do Talleres, em 2020, os empresários pagaram 6,5 milhões de euros. A ideia do Inter é conseguir um empréstimo, mas há dificuldades no acerto. Bustos é um centroavante com características diferentes das de Benedetto, menos posicionado e finalizador, mais móvel e habilidoso.
O outro argentino da lista é Adolfo Gaich. O centroavante de 23 anos tem 1,91cm, é daqueles cravados na área e começou sua história no San Lorenzo, de onde saiu para o CSKA em 2020. Foi emprestado ao Benevento-ITA e ao Huesca-ESP e agora retornou ao clube russo. Sua contratação poderia ocorrer por causa da negociação do Inter com o CSKA por Moisés.
Fecha o grupo de especulados um brasileiro. Mikael, que fez um bom 2021 pelo Sport, não se firmou na Salernitana. O jogador de 23 anos marcou cinco gols em 2022. Todos pela equipe pernambucana, em três partidas. Na Itália, não fez mais de 80 minutos. Ficou de fora da pré-temporada por estar, de acordo com dirigentes do clube, "com excesso elevado de peso". O Inter sondou sobre a possibilidade de um empréstimo, dado que os italianos gastaram 3,5 milhões de euros para concretizar sua contratação em janeiro. Até agora, não houve avanços.
Enquanto não encontra o centroavante, Mano Menezes vai se virando com o que tem. Alemão deve ser titular contra o São Paulo, com Wesley Moraes no banco. Nenhum deles, porém, deu segurança ao time de que há um centroavante de hierarquia. Internamente, a avaliação é de que com um "camisa 9" de qualidade, a equipe buscará um título ainda nesta temporada. O tempo está passando.