Sem o mesmo clima de decisão da semana passada, quando conseguiu a virada sobre o Colo-Colo na Copa Sul-Americana, o Inter voltará ao Beira-Rio nesta noite, a partir das 20h, para encarar o América-MG, pelo Brasileirão, em um verdadeiro teste para o elenco.
O esforço feito diante dos chilenos levou Mano Menezes a perder peças e o jogo desta segunda-feira (11) será de oportunidades para alguns atletas não têm feito parte onze habitual do treinador colorado.
Muitos torcedores ainda comemoravam nos arredores do Beira-Rio a classificação e a manutenção do sonho de um título continental no ano quando Mano Menezes declarou na entrevista após o jogo com os chilenos que precisaria rodar o elenco diante dos mineiros.
Os dias após a goleada sobre o Colo-Colo vieram com algumas notícias negativas. Alan Patrick teve confirmada uma lesão muscular que lhe deixará fora dos gramados por quatro semanas virando dúvida até mesmo para a ida das quartas de final da Sul-Americana com o Melgar-PER.
O camisa 10 não foi o único problema. O argentino Bustos, que atuou diante do Colo-Colo no sacrifício, também sofreu uma lesão muscular que lhe deixará fora de combate por três semanas.
Para o lugar de Alan Patrick, Taison é um substituto natural que teve boas atuações em suas últimas aparições diante de Coritiba e Ceará — também entrou no jogo da Sul-Americana na última terça-feira. Na lateral direita, a opção é Heitor, que falhou quando substituiu Bustos, na ida contra o Colo-Colo e no empate com o Ceará pelo Brasileirão.
Ainda depois do jogo contra o Colo-Colo e já sabendo do esforço que Bustos havia feito para atuar, Mano ressaltou sua confiança em Heitor como substituto imediato do argentino.
— Eu sei que o Heitor cometeu duas falhas, mas cometeu pelo fato de que não jogava há bastante tempo. Ao colocarmos de volta, conviveu com duas situações que certamente na terceira vez não vai acontecer. É o papel do treinador com experiência dar tranquilidade para todos e tentar tirar o melhor de cada um em função do coletivo — declarou.
O receio da torcida com Heitor, porém, vem de antes dos últimos dois jogos. O camisa 2 iniciou a temporada como titular e teve atuações ruins ainda durante o Gauchão. Esse mau desempenho influenciou para que o Inter buscasse um acordo com o Independiente para antecipar a chegada de Fabricio Bustos ao Beira-Rio – já havia acerto com o jogador para sua contratação após término do contrato com o clube argentino, em junho deste ano.
Heitor soma 12 partidas em 2022 e, antes do confronto com o Colo-Colo, não iniciava um compromisso desde a derrota para o São José, em fevereiro, pelo Gauchão. Ele não anotou nenhum gol e soma uma assistência na temporada, para Bruno Méndez, na derrota de 3 a 1 para o Ypiranga, também pelo Estadual, um dos jogos nos quais teve a atuação bastante criticada pelos erros defensivos.
Além de Alan Patrick e Bustos, Mano tem os titulares Renê e Wanderson no departamento médico. Alemão, que apresentou sintomas gripais, também é baixa. Após a virada histórica sobre o Colo-Colo, a torcida espera que o Inter supere os problemas para vencer o América-MG e seguir a ascensão no Brasileirão.
Heitor em 2022
- 12 jogos (8 como titular)
- 1 assistência – (contra Ypiranga, pelo Gauchão)
Desfalques de Mano
- Bustos: lesão muscular na coxa direita
- Alan Patrick: lesão muscular na coxa esquerda
- Estêvão: testou positivo para covid
- Renê: lesão muscular na coxa esquerda
- Wanderson: lesão muscular na coxa esquerda
- Alemão: sintomas gripais