A sequência de jogos por Brasileirão e Copa Sul-Americana causou um desgaste maior no elenco colorado. No último mês, o Inter perdeu por lesões musculares quatro jogadores que compõem o time ideal no imaginário do técnico Mano Menezes — Wanderson, Renê, Alan Patrick e, por último, Bustos. Mas há um ponto em comum entre eles: todos chegaram ao Beira-Rio após a realização da pré-temporada.
O mais próximo de um retorno é Wanderson. Trazido do Krasnodar-RUS, o atacante logo se tornou o goleador da equipe no ano, com cinco gols. Porém, teve a sequência interrompida ao ter detectada uma contusão na coxa esquerda ainda em junho. Pelo prazo dado pelo departamento médico, o camisa 11 deve retornar no dia 20 de julho, contra o São Paulo. O atleta já iniciou as corridas ao redor do gramado no CT Parque Gigante.
Renê também já havia acusado uma lesão na coxa esquerda em junho. Chegou a retornar para encarar o Colo-Colo, no jogo de ida, no Chile. Entretanto, teve de ser substituído antes mesmo do intervalo. A previsão de afastamento é de três semanas. Com isso, deve ser preparado para os confrontos com o Melgar, no Peru, pelas quartas de final do torneio continental. O lateral chegou ao Inter em meio à temporada, tendo disputado somente três partidas pelo Flamengo, todas em fevereiro, pelo campeonato carioca.
Situação semelhante foi vivida por Alan Patrick que se recuperava de uma cirurgia de hérnia inguinal quando foi repatriado junto ao Shakhtar Donetsk. O camisa 10 assumiu a titularidade do meio-campo colorado, até sentir uma lesão na coxa esquerda que o tirou de campo ainda no primeiro tempo da goleada sobre o Colo-Colo. Seu retorno aos gramados se dará daqui a quatro semanas.
Por fim, a última baixa foi do lateral Fabrício Bustos. Apesar de estar no clube há mais tempo, desde fevereiro, o argentino também não realizou a pré-temporada com o restante do elenco. Depois de atuar "no sacrifício" diante dos chilenos, teve diagnosticada uma contusão na coxa direita que o afastará dos gramados de duas a três semanas.
A situação faz com que o meia Carlos De Pena também mereça uma atenção mais especial. O uruguaio, que veio do Dínamo de Kiev, já apresentou um edema muscular na coxa esquerda que o tirou do confronto de ida com o Colo-Colo. Portanto, não será surpresa caso ele seja preservado contra o América-MG, nesta segunda-feira (11).
Antes de viajar à Arequipa, no Peru, para a partida de abertura das quartas de final da Copa Sul-Americana, agendada para o dia 4 de agosto, o Colorado disputará cinco jogos pelo Brasileirão.