Do trio ofensivo responsável pelos gols da vitória sobre o Coritiba, na sexta-feira (24), dois podem ser mantidos para o confronto com o Colo-Colo, marcado para 21h30min de terça, pela Copa Sul-Americana. O jogo no Chile é o de ida das oitavas de final da competição. Pedro Henrique é a grande incógnita e, a partir de sua resposta, será escolhido o ataque do Inter.
O atacante, que fez a bela jogada para o gol de Taison na sexta-feira, não treinou no domingo (26), preservado em razão do desgaste e da pancada que levou contra o Coritiba. Seu retorno às atividades é aguardado para esta segunda-feira (27), na última atividade antes da viagem para Santiago. Se não puder jogar, abrirá um debate no ataque.
O titular habitual era Wanderson, que ainda ficará três semanas afastado, curando uma lesão muscular. Assim, os candidatos à vaga seriam Taison, voltando a atuar em seu antigo ofício (atacante, aberto pela esquerda), ou David retornando à ponta, mantendo Alemão como centroavante. Ainda haveria Caio Vidal, jogador da posição.
Por mais que não venha atuando nesta função, a favor do camisa 7 e capitão, pesaria o ótimo desempenho diante do Coritiba. A equipe faria uma adaptação nos momentos sem a bola, para não desgastá-lo tanto, o que poderia ser recompensado pela experiência e pela qualidade do jogador.
— Taison fez sua melhor partida em 2022 (contra o Coritiba) — afirmou Mauricio Saraiva, comentarista do Grupo RBS.
José Alberto Andrade, colunista de GZH, usou da criatividade:
— Acho que seria jogo para os dois. Estamos em uma fase do futebol que os profissionais entendem que o que importa é ter intensidade. Então jogariam os dois (Taison e David), com o que pudessem dedicar, um de cada vez.
Taison não jogaria centralizado porque Alan Patrick está de volta. Ele trabalhou e está recuperado do desconforto que o tirou no intervalo do confronto com o Botafogo. Mano Menezes deu pista de suas escolhas, caso não possa contar com Pedro Henrique:
— Precisamos manter o máximo da estrutura. É isso que queremos. À medida em que os os jogadores vão entrando e respondendo é porque todos pensam que a nossa maneira de jogar está bem clara.
Alemão deve ser mantido como centroavante, mesmo com o retorno de David. O ex-jogador do Novo Hamburgo participou diretamente de dois gols e permanecerá na equipe, sem a necessidade de improvisações, como vinha sendo feito com o reforço contratado do Fortaleza no início do ano.
A tendência é de que o setor seja formado por: Gabriel, De Pena, Edenilson, Alan Patrick e De Pena, adiantando Pedro Henrique (ou Taison, ou David) e finalizando com Alemão. O treino desta segunda-feira (27) definirá a equipe para enfrentar o Colo-Colo. Será uma atividade fechada, para dar a Mano a possibilidade de manter também um mistério para o primeiro mata-mata da Copa Sul-Americana.