A partida contra o Bragantino, neste domingo (5), serviu para que o Inter encerrasse a série de empates no Brasileirão. Porém, mesmo com a vitória da equipe colorada, uma sequência negativa continua de pé: há 14 jogos (ou 722 minutos), David não balança as redes adversárias.
Depois de ter perdido a vaga entre os titulares diante do Atlético-GO, o atacante voltou a ser escalado como centroavante pelo técnico Mano Menezes. Mesmo assim, passou em branco outra vez e só viu seus companheiros marcarem gols em Bragança Paulista quando foi substituído por Alemão, na metade do segundo tempo.
Contratado junto ao Fortaleza no final de janeiro, o jogador custou pouco mais de R$ 10,8 milhões aos cofres colorados. Na época, foi anunciado como um dos pontas pedidos pelo então comandante Alexander Medina. De fato, abriu a temporada aberto pelo lado direito. Depois, embora tenha trocado de função no decorrer dos jogos, já foi escalado em três posições diferentes.
Até agora, foram quatro partidas como ponta-direita, sete pelo lado esquerdo e, mesmo sem ser um camisa 9 de ofício, atuou no comando de ataque em 12 oportunidades. Foi nesta posição, inclusive, que marcou seus únicos gols pelo Inter: contra Aimoré e Grêmio, ainda em março, pelo Gauchão.
Por outro lado, não conseguiu repetir o mesmo desempenho sob o comando de Mano, quando foi escalado na função mais sete vezes.
— Se jogamos com o David, temos uma movimentação que favorece os outros jogadores. Certamente, temos de juntar mais gente com ele. Ele não é o homem de acabamento final. Temos de ter uma ideia diferente na construção — explicou o treinador colorado após a goleada sobre o 9 de Octubre, quando, apesar da goleada de 5 a 1 imposta pelo Inter, o atacante passou em branco.
A questão é saber qual vai ser a opção de Mano Menezes na próxima quarta-feira (8), contra o Santos, na Vila Belmiro. Com Alemão recuperado de dores musculares na coxa direita, David pode sentar novamente no banco de reservas. Ou então, com a suspensão de Wanderson pelo terceiro cartão amarelo, não se descarta o retorno do camisa 17 à ponta esquerda.
Posições em que David foi escalado pelo Inter:
Centroavante
Ypiranga (1x3)
Brasil-Pel (1x1)
Aimoré (1x0) — gol
Grêmio (1x0) — gol
Grêmio (0x3)
Independiente Medellín (1x0)
Corinthians (2x2)
Independiente Medellín (2x0)
Cuiabá (1x1)
9 de Octubre (5x1)
Atlético-GO (1x1)
Bragantino (2x0)
Ponta esquerda
Novo Hamburgo (1x1)
Caxias (1x0)
São José (2x3)
Globo (0x2)
Guarany (1x1)
Grêmio (1x0)
Fluminense (1x0)
Ponta direita
União-FW (2x0)
Avaí (0x0)
Guaireña (1x1)
Juventude (1x1)