Adversário do Inter nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o Colo-Colo passou por uma reconstrução no último ano. O clube saiu de um quase rebaixamento no começo de 2021 para conquistar a Copa do Chile no segundo semestre. Neste ano, os chilenos lideram o campeonato nacional e disputaram a Libertadores, mas ficaram em terceiro lugar no grupo que tinha River Plate, Fortaleza e Alianza Lima. Argentinos e brasileiros avançaram no torneio.
O Colo-Colo é o único clube chileno campeão da Libertadores. A conquista veio em 1991 com direito a uma goleada de 3 a 0 sobre o Olimpia na final após ter deixado pelo caminho os gigantes Boca Juniors e Nacional-URU. No âmbito local, "El Cacique" é o maior vencedor do Campeonato Chileno com 32 conquistas e também o único que nunca caiu para a segunda divisão.
Esse orgulho de sempre ter estado na elite do futebol chileno quase foi perdido no ano passado. O Cacique precisou disputar a repescagem contra o rebaixamento. A salvação veio com uma vitória de 1 a 0 no confronto com Universidad de Concepción com um gol do jovem argentino Pablo Solari, que tem atualmente 21 anos.
Solari é um dos remanescentes daquela equipe quase rebaixada. Logo após o susto, o clube reformulou seu plantel e jogadores experientes como o ex-meia do Palmeiras Jorge Valdivia, o também meia da seleção chilena Matías Fernández e o zagueiro argentino Juan Insaurralde tiveram os contratos encerrados.
Com um time rejuvenescido, o Colo-Colo conquistou a Copa do Chile no segundo semestre ao derrotar o Everton na decisão e garantiu vaga na Libertadores deste ano. O clube até começou bem a competiçãocontinental somando seis pontos nas duas primeiras rodadas com vitórias sobre Fortaleza e Alianza Lima. A vaga para as oitavas de final, no entanto, foi perdida dentro de casa com a derrota para os brasileiros na última rodada. Contra o Fortaleza, o Colo-Colo não pôde contar com a presença de torcedores em razão de atos praticados na partida contra o River Plate na rodada anterior. A punição já foi paga e o Colo-Colo poderá contar com apoio de sua torcida contra o Inter.
Treinador
O Colo-Colo é treinado pelo experiente argentino Gustavo Quinteros, de 57 anos, que tem um extenso currículo com títulos no futebol do Chile, quando comandou também a Universidad Católica, e no Equador, com o Emelec. Na Bolívia, ele conquistou títulos pelos três clubes que comandou, Oriente Petrolero, Bolívar e Blooming.
Gustavo Quinteros também treinou a seleção do Equador durante as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 e a Bolívia entre 2011 e 2012. Ele chegou ao Colo-Colo em outubro de 2020.
Quinteros costuma montar o Colo-Colo no sistema 4-2-3-1 e tem como principais peças os atacantes argentinos Pablo Solari e Juan Martín Lucero. Outro destaque é o goleiro Brayan Cortés, a seleção chilena. Lucero é o artilheiro do clube no Campeonato Chileno, com sete gols. Após 14 rodadas, o Cacique lidera o torneio com os mesmos 28 pontos de Ñublense e Unión Española, mas com vantagem no saldo de gols.