A delegada Ana Luiza Caruso, da 2ª Delegacia da Polícia Civil, já começou os primeiros procedimentos para investigar eventuais crimes praticados durante protesto de torcedores do Internacional na noite de quinta-feira (14) e madrugada desta sexta (15). Após empate em 1 a 1 com o Guaireña pela Copa Sul-Americana, houve atos de vandalismo no Estádio Beira-Rio e entorno.
Conforme a delegada, alguns termos circunstanciados foram instaurados e serão analisados para a investigação. Ana Caruso diz que imagens das câmeras de segurança do estádio serão analisadas para identificar quem pode ter cometido algum crime. Identificadas essas pessoas, serão chamadas para depor.
— Num primeiro momento, se verifica o crime de dano e pode ter também o crime de ameaça. Porque há informações que carros de alguns jogadores foram cercados na saída do estádio — relata a delegada.
Das informações que chegaram até o momento para a Polícia Civil, há relatos de vidros quebrados e gradis arremessados contra uma ambulância dentro do estádio e no pátio. Na Avenida Padre Cacique, há registro de brigas e tentativa de depredação em bares. Conforme a delegada, não se tem nenhum registro de feridos.
A reportagem de GZH presenciou torcedores quebrando vidros do acesso da área VIP do Beira-Rio e colocando fogo em um dos tapumes do Portão 7 do estádio. A Brigada Militar teve que intervir. Pedras e cones foram arremessados contra os policiais. Representantes do Internacional já fizeram o comunicado às forças de segurança sobre os fatos ocorridos. No caso de eventuais ameaças a jogadores, as vítimas precisam fazer a representação criminal para que a investigação possa seguir. Em relação a gradis arremessados contra a ambulância, o médico que estava na unidade já teria dito aos policias que vai representar criminalmente. A pena para o crime de dano é de um a seis meses de prisão, mas, na prática, sempre acaba sendo substituído por medidas diversas à detenção. A mesma pena é para o crime de ameaça.
As forças de segurança estão em alerta para o jogo do Internacional no domingo (17), quando o clube encara o Fortaleza pelo Brasileirão no Beira-Rio. A partida também será a despedida do futebol do jogador D'Alessandro, às 18h.