O principal xodó da torcida colorada nos últimos dias é Alexandre Alemão. O atacante, que soma três gols decisivos nos últimos três jogos pelo Inter, tem sido alvo de elogios, inclusive do técnico Mano Menezes. O contrato do jogador com o Colorado é uma das provas de que o alto rendimento imediato do centroavante tem surpreendido até mesmo os dirigentes.
Alemão desembarcou em Porto Alegre após bom gauchão pelo Novo Hamburgo. O jogador estava vinculado ao Avaí e foi emprestado durante o Estadual para a equipe do Vale dos Sinos. Seu contrato com os catarinenses se encerraria no fim de 2022. Por isto, o clube da Ressacada aceitou rescindir vínculo sem receber compensação financeira imediata.
Contudo, pela boa relação, Inter e Avaí chegaram a um acordo de cavalheiros para que os catarinenses também tivessem alguma vantagem na negociação. Segundo apurou GZH, o Avaí tem um crédito de empréstimo de jogadores com o Colorado.
Se não houver consenso sobre os atletas a serem emprestados pelos gaúchos, o Inter terá de pagar valor mantido em sigilo. O Avaí manteve 30% dos direitos econômicos do atleta, mirando futura venda. Não há valor fixado para o Inter adquirir este percentual do jogador.
Alemão assinou em definitivo com o Inter até o fim de 2023. O Colorado detém 70% dos direitos econômicos do atacante. Além disso, há cláusula de renovação automática do vínculo por mais um ano, de acordo com metas a serem cumpridas pelo jogador. Para que a cláusula seja ativada, Alemão deve participar de 60% dos jogos do Inter em 2023.
A ideia da direção é que 2022 fosse ainda um ano de evolução e adaptação do jogador no Beira-Rio. Por isto, foi estabelecido que a meta de jogos só fosse contabilizada em 2023, quando, em tese, Alemão teria mais oportunidades. Ainda assim, há a possibilidade de uma negociação entre clube e jogador para extensão do vínculo.
Como assinou em definitivo com o Inter, Alexandre Alemão tem condições legais de enfrentar o Avaí, no domingo (1), às 19h, no Beira-Rio. O centroavante ganhará uma nova oportunidade entre os titulares do técnico Mano Menezes.
*Colaborou Bruno Flores