— Você é jornalista brasileiro? Mas o que você veio cobrir aqui em Manta?
Esta pergunta foi ouvida em diversos momentos pela reportagem de GZH desde segunda (4). Nas ruas, em restaurantes, nos táxis e em hotéis, quase ninguém em Manta sabe que, nesta quarta (6), a cidade sediará partida pela Copa Sul-Americana. Os jornais locais, por exemplo, ignoram o jogo entre 9 de Octubre e Inter, nesta quarta (6), no Estádio Jocay.
— O nosso principal time aqui em Manta é o Delfin. Há também o Manta, que está na Série B. E temos ainda muitos torcedores do Barcelona e do Emelec. Mas não conheço nenhum torcedor do 9 de Octubre na cidade — explica o taxista Gilmar Lucas, 57 anos.
O futebol inclusive não parece ser um assunto muito confortável para os mantenses no momento. Afinal, o Delfin foi eliminado na fase preliminar da Copa Sul-Americana pelo próprio 9 de Octubre, em março.
— Nem me fala. O nosso treinador errou tudo naquele jogo. Escalou e mexeu mal — completa Gilmar.
Se não querem falar sobre o futebol, os mantenses adoram puxar assunto sobre gastronomia, ao perceberem um visitante estrangeiro.
— Já provou nosso atum? — questionou a este jornalista a recepcionista Priscila, do hotel Manta Host.
Ao receber a resposta negativa, a funcionária imediatamente apresentou um cardápio, sugerindo que o repórter experimentasse atum com champignon, especialidade da cidade.
Manta é conhecida como "a capital mundial do atum". Afinal, graças à pesca na cidade, o Equador é o segundo maior produtor de atum do mundo, atrás apenas da Tailândia.
Segundo o jornal local "El Mercurio", a pesca de atum beneficia 1,6 mil famílias da região, e o alimento representa quase 10% de todas as exportações equatorianas não ligadas ao petróleo. A importância econômica da região é simbolizada também pelo porto de Manta, o maior do país e que rende à cidade o apelido de "Porta do Pacífico".
Com pouco mais de 220 mil habitantes, Manta é a quarta cidade mais populosa do Equador e se destaca ainda pelo turismo, por conta de suas belas praias, e pelo surfe. A região costuma receber etapas do circuito mundial da Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês), e de diversos torneios nacionais da modalidade.
A estreia do Inter na Copa Sul-Americana, na quarta (6), às 21h30min (horário de Brasília) será no litoral equatoriano por que o Estádio Alberto Spencer, casa do 9 de Octubre, foi inabilitado pela Conmebol em virtude de problemas no sistema de iluminação. Desta forma, o time de Guayaquil indicou o Estádio Jocay, em Manta, com capacidade para 22 mil torcedores.
Mesmo que o povo local ainda não saiba.