A vitória no Gre-Nal deixou o torcedor colorado animado com uma possível arrancada da equipe comanda por Alexander Medina. Mas, para terminar a fase classificatória do Gauchão na liderança, que lhe dará a vantagem de decidir o mata-mata em casa, será preciso vencer o Guarany-Ba, neste sábado (12), e ainda torcer por um resultado paralelo envolvendo o rival.
Como o Ypiranga chegou à rodada derradeira em primeiro lugar, com três pontos a mais que a dupla Gre-Nal, e com saldo superior (11, contra seis dos gremistas e três dos colorados), uma das combinações necessárias é que o Grêmio vença o Ypiranga por 2 a 0 na Arena, e o Inter construa uma goleada por 6 a 0 — ironicamente, placar conquistado na última visita do Colorado ao Estádio Estrela D'Alva.
— Não foi 6 a 1? Foi tanto gol que eu fiquei vesgo — brincou o presidente do Guarany, Tato Moreira, que 14 anos atrás atuava com diretor de futebol.
Na ocasião, o Inter treinado por Abel Braga, que viria a ser campeão estadual com impiedosos 8 a 1 sobre o Juventude na final, atropelou o Guarany-Ba fora de casa, com gols de Alex, Iarley e Gil — todos marcando duas vezes. Outra coincidência é que o time de Bagé amargurou um rebaixamento naquela temporada também.
— A gente tem bastante tranquilidade sobre o que a gente fez. Isso não nos atrapalha. É do jogo perder de um, de dois. Claro que ninguém quer, principalmente com a campanha que a gente fez. Mas a gente tem que aprender que o insucesso faz parte de quem busca o sucesso. Quem tem medo de críticas, não se mete em futebol. Nem levanta da cama. A passionalidade faz parte do torcedor, que pode ser irracional — comentou o dirigente.
Os seis jogos da 11ª rodada, que definirá a ordem de classificação e o segundo clube rebaixado, serão todos disputados às 16h30min deste sábado (12).