O Inter viveu nesta quinta-feira (3) um dos maiores vexames de sua história e com traços de crueldade. Em uma noite de atuação ruim e com um frango de Daniel, o Colorado foi derrotado por 2 a 0 pelo modesto Globo-RN, em Ceará-Mirim, e acabou eliminado da Copa do Brasil logo na primeira fase.
A eliminação precoce gera ao Inter um prejuízo muito maior do que o R$ 1,5 milhão perdido da premiação da CBF. Pelo contrário, esse valor até se torna pequeno perto do tamanho do vexame colorado. Eliminado por um time que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro, que tem uma folha salarial de apenas R$ 80 mil e que já está em seu terceiro técnico na temporada em razão dos resultados ruins no Campeonato Potiguar e na Copa do Nordeste, Alexander Medina verá a pressão sobre ele aumentar de forma talvez insustentável faltando menos de uma semana para o Gre-Nal.
Sem contar com Taison, que ficou em Porto Alegre por questões particulares, Alexander Medina optou por Mauricio para acompanhar Edenilson e David na linha de três meias atrás do centroavante Wesley Moraes. Ainda no meio, Johnny foi o companheiro de Gabriel enquanto na defesa Bruno Méndez e Moisés ganharam lugares para acompanhar Victor Cuesta e o estreante Fabricio Bustos.
Após 11 dias sem jogos, o Inter não mostrou qualquer sinal de evolução em relação ao que vinha apresentando no Gauchão. Diante de um modesto adversário que mesmo em casa se postou em seu campo, o time de Medina em nenhum momento conseguiu fazer valer a sua superioridade técnica.
O Inter abusou dos erros de passe e nas perdas de posse de bola. Isso só não custou caro pela fragilidade do adversário. Mesmo assim foi o Globo-RN quem mais finalizou no primeiro tempo. Foram duas contra apenas uma do Inter. As dos mandantes vieram antes, ambas defendidas por Daniel. O Colorado só foi chutar a gol aos 37 minutos, com Moisés de fora da área, ainda assim sem muito perigo.
Fiasco do Inter contra o Globo-RN é maior do que o Mazembaço
Confira na coluna
Apesar da atuação ruim da primeira etapa, Cacique Medina fez apenas uma troca no intervalo. Johnny, por um problema estomacal, foi substituído. A escolha do uruguaio não foi por um jogador mais ofensivo. Rodrigo Dourado entrou mantendo a ideia de dois volantes mais marcadores que criadores para abrir o meio-campo.
Com a mesma estrutura de time, o Inter seguiu com dificuldades e a situação ficou ainda pior aos 9 minutos. Após falta cometida por Cuesta na entrada da área, Fernando cobrou fraco e rasteiro, mas Daniel tomou um verdadeiro frango. Na tentativa de pegar a bola firme, o goleiro deixou a bola passar entre as pernas para o 1 a 0 do Globo.
Precisando de, pelo menos, um gol para evitar o fiasco da eliminação, Medina fez três mudanças ao mesmo tempo. D'Alessandro e Caio Vidal foram armas ofensivas nos lugares de Mauricio e Gabriel enquanto Kaique Rocha entrou por Bruno Méndez, que estava amarelado e corria risco de expulsão. D’Ale, assim, fez seu 524º jogo com a camisa colorada tornando-se de forma isolada o segundo que atleta que mais defendeu o Inter na história.
O vexame do Inter na Copa do Brasil
Confira na coluna
Mas a marca histórica de D'Alessandro ficou em segundo plano diante da noite terrível do Inter. Mesmo com as trocas, quem esteve perto do gol logo depois foi o Globo. Aos 24, Rômulo cortou a marcação de Cuesta e chutou uma bola que passou perto da trave direita de Daniel.
Medina ainda tentou uma última cartada com Matheus Cadorini no lugar do lateral Bustos. Um desespero empilhando atacantes e sem criatividade alguma que manteve o Inter incapaz de incomodar o goleiro Zuba. Aos 42, após mais um erro no campo de ataque, Rômulo ganhou na velocidade e bateu na saída de Daniel para decretar o 2 a 0 e o vexame do Inter em Ceará-Mirim.
FICHA TÉCNICA
Copa do Brasil
Primeira fase – 3/3/2022
GLOBO-RN (2)
André Zuba; Alessandro, Mael, Eduardo Bahia e Fernando; Ramon, Hítalo, Nino (Adílio, 18'/2ºT) e Hiltinho (Victor Sosa, 45'/2ºT); Anderson e Rômulo. Técnico: Jaelson Marcelino
INTER (0)
Daniel; Bustos (Cadorini, 30'/2ºT), Bruno Méndez (Kaique Rocha, 11/2ºT), Cuesta e Moisés; Gabriel (Caio Vidal, 11/2ºT) e Johnny (Dourado, INT); Mauricio (D'Alessandro, 11/2ºT), Edenilson e David; Wesley Moraes. Técnico: Alexander Medina
GOLS: Fernando (G), aos 9 minutos, Rômulo (G), aos 42min do 2º tempo.
CARTÕES AMARELOS: André Zuba, Nino, Hitinho (G) Bruno Méndez, Wesley Moraes, Kaique Rocha, Cuesta (I).
ARBITRAGEM: Denis da Silva Ribeiro Serafim, auxiliado por Rondinelle dos Santos Tavares e Wagner José da Silva (trio alagoano).
LOCAL: Estádio Manoel Barretto (Barrettão), em Ceará-Mirim (RN).
Próximo jogo
Domingo, 6/3 – 18h15min
Inter x Aimoré
Beira-Rio – Gauchão (10ª rodada)