Reformulando o plantel, o Inter tem um jogador que não planeja utilizar na equipe principal: Natanael. O lateral-esquerdo, contratado em meados de 2019, possui vínculo até o final de 2022 com o clube. A ideia da direção é liberá-lo, mas os altos custos afastam interessados no jogador até o momento.
No acerto da gestão passada com o estafe do atleta, o contrato foi firmado até o final de 2022. O motivo apontado foi planejamento de carreira e também para superar a concorrência do Ludogorets, da Bulgária, que pretendia a renovação.
Além do salário, os vencimentos totais, que se aproximam de R$ 300 mil mensais, são justificados pelas luvas, que foram diluídas no tempo de acerto. Entre 2019 e 2020, Natanael atuou em apenas nove oportunidades com a camisa vermelha. Depois, foi repassado ao Atlético-GO por empréstimo.
No Centro-Oeste brasileiro teve destaque em 56 partidas com dois gols marcados. Pela vocação ofensiva, chegou a ser aproveitado como meia pelo lado esquerdo. O rendimento agradava, até que um ato de indisciplina em outubro levou à devolução do jogador para o Beira-Rio.
Na virada do calendário para a atual temporada, o lateral chegou a ser procurado pelo Fortaleza que, pelo montante exigido nos pagamentos dos salários, recuou e acertou com Juninho Capixaba, do Grêmio. O mesmo motivo afastou outros potenciais interessados.
Atualmente, Natanael não treina com os demais companheiros no CT Parque Gigante. Ele frequenta o local para trabalhos com profissionais do clube, mas em horários distintos para seguir a preparação específica enquanto define o seu futuro. Com Moisés, Paulo Victor e Thauan Lara, além da possibilidade de aproveitamento de Lizeiro, de forma improvisada, não há intenção de modificação no cenário.
A chegada de Paulo Autuori para a função de coordenador técnico, que deverá ser oficializada na próxima semana, é um alento para eventual tentativa de modificação da condição. Ambos trabalharam juntos na Bulgária. Na contratação do jogador pelo Colorado, em 2019, o profissional elogiou o atleta:
— Natanael é um jogador com características bem interessantes para a posição. Evoluiu muito no aspecto defensivo, e precisava disso. Ele já participa muito bem das tarefas defensivas, com conceitos muito claros do que tem de fazer, especialmente quando a bola está no corredor contrário. É um jogador que tem uma potência enorme, com características ofensivas. Como lateral, acho que tem duas coisas importantes: cresceu muito no primeiro terço e no um contra um na defesa — disse Autuori na época.
— Ofensivamente, não é um jogador com dribles, mas é um jogador com chegada, de muita potência. Vai bem por dentro ou fazendo a passagem por fora. E a outra coisa importante nos termos ofensivos são os cruzamentos e chute de meia distância bem potente. Acho que pode ser uma contratação muito interessante e desejo felicidades — complementou.