Os moldes da negociação do Zenit, da Rússia, para levar Yuri Alberto atenderam às solicitações do Inter na mesa de negociações. O Colorado teve praticamente todos os seus pedidos atendidos: permanecer com o atacante no primeiro semestre, manter porcentagem para eventual venda futura e diminuir o número de parcelas no negócio.
Yuri iniciou o deslocamento para a Rússia na manhã desta quinta-feira (27). Apesar da liberação do Inter para o jogador realizar exames médicos na Europa, há resguardo para comentar a transferência. Após o anúncio, em comunicado por vídeo, o presidente Alessandro Barcellos não quis conversar com a imprensa na saída do Alfredo Jaconi.
Fontes ligadas aos dirigentes do Inter garantem, no entanto, que a cautela é apenas uma questão de respeito ao protocolo da negociação. O Zenit-RUS aguarda o jovem, que completará 21 anos em março, para realizar exames clínicos para assinatura de vínculo até 2027. Depois disso, os últimos detalhes serão tratados pelas partes.
O Inter negociou 90% dos direitos econômicos de Yuri. Com isso, segue com 10% para uma eventual venda futura — o que era uma das exigências nas negociações. Há, na direção colorada, confiança de que o atacante terá sucesso no continente europeu e não demorará para chamar atenção das grandes ligas.
Além do percentual, o clube gaúcho teve êxito em segurar o jogador no primeiro semestre. Segundo o executivo Paulo Bracks, o Inter precisaria buscar uma reposição no mercado se a ida para a Europa fosse imediata.
O intervalo de seis meses permitirá ao Inter ambientar Wesley Moraes, que assumirá temporariamente a titularidade, e trabalhar no amadurecimento de Matheus Cadorini, de 18 anos e recém-comprado junto ao Audax-SP.
O valor total da negociação estava encaminhado desde dezembro. O impasse nos últimos dias era a quantidade de parcelas. O Inter queria receber o total praticamente à vista, enquanto o Zenit tentava estender a quitação ao longo dos próximos anos. No acordo, toda a quantia será paga em poucos meses. Além disso, o Colorado pode tentar uma antecipação do valor com instituições bancárias.
Assim que voltar ao Inter após os exames na Rússia, Yuri Alberto jogará com uma espécie de seguro para lesões. Após deixar o Alfredo Jaconi na quarta, o centroavante atendeu alguns torcedores. Na passagem para o ônibus, ele deixou um "até logo" aos presentes no ambiente:
— Eu volto.