Mais de um ano depois de ter passado por cirurgia no joelho direito, após lesão sofrida na reta final do segundo turno do Campeonato Brasileiro válido pela temporada 2020, o zagueiro Rodrigo Moledo ainda não tem data definida para seu retorno aos gramados com a camisa do Inter. O jogador de 34 anos participa com restrições das atividades da pré-temporada, mas há a perspectiva de que possa ficar à disposição do técnico Alexander Medina durante a primeira fase do Gauchão.
Moledo disputou sua última partida em 10 de janeiro de 2021, uma vitória de 1 a 0 sobre o Goiás, no Beira-Rio. Três dias antes, porém, o jogador havia sofrido um trauma no joelho direito no 2 a 0 em cima do Ceará, no Castelão, em um choque com o goleiro Marcelo Lomba. À época, o departamento médico do Inter admitiu a suspeita de que a lesão pudesse ter ocorrido na partida disputada em Fortaleza, mas justificou a liberação para o jogador enfrentar os goianos porque ele havia conseguido treinar após ter passado pela fisioterapia sem relato de dores em excesso no local.
— Moledo teve um trauma no jogo do Ceará. Acabou seguindo na partida. No pós-jogo, estava com uma leve dor, mas nada que preocupasse. Foi medicado, fez fisioterapia na semana. Voltou a treinar. Disponibilizamos para o Abel (Braga) contra o Goiás. Teve uma boa performance, não sentiu e conseguiu desempenhar. Depois, apresentou mais inchaço no joelho. Fizemos o exame de imagem e constatamos a ruptura do ligamento cruzado posterior — declarou o médico Guilherme Caputo em 14 de janeiro do ano passado, um dia após a confirmação de que o zagueiro havia sofrido o rompimento do ligamento cruzado posterior do joelho direito.
Moledo passou por uma cirurgia considerada bem-sucedida pelo clube em 18 de janeiro. A previsão estabelecida para retorno aos gramados foi de seis até nove meses, prazo que venceu em outubro de 2021. Conforme apuração de GZH, essa meta não pôde ser cumprida porque o atleta ainda sentia dores no joelho operado após a realização de algumas atividades.
O zagueiro seguiu tratando o joelho durante as férias e se apresentou com o restante do elenco, em 11 de janeiro. Embora realize trabalhos com bola no CT Parque Gigante, ele ainda está na fase considerada de retreinamento, o que impõe restrições a algumas atividades. A pessoas próximas, o jogador revela que espera poder ser relacionado por Cacique Medina partir da 4ª (Inter enfrentar o Ypiranga, em Erechim, em 5 de fevereiro) ou 5ª (jogo contra o Novo Hamburgo no Beira-Rio, no dia 9) rodada do Gauchão.
O departamento médico do Inter diz que Moledo tem reagido bem aos estímulos nos treinamentos. Mesmo com o prazo de retorno aos jogos estabelecido após da cirurgia tendo passado, o clube considera a recuperação da lesão dentro do previsto.
— Moledo tem reagido bem aos trabalhos de começo do ano. Faz parte das atividades com o grupo e complementa com uma preparação à parte por conta do longo tempo sem jogar. A recuperação está dentro do previsto, pois a etapa de retreinamento também requer atenção especial. A liberação para jogos ainda depende da evolução final da recuperação e da resposta do atleta aos estímulos conforme a progressão nos trabalhos — informou o clube.
Em três passagens pelo Beira-Rio, Moledo disputou 200 jogos e tem 13 gols marcados com a camisa colorada. Além de Cuesta e Bruno Méndez, titulares no ano passado, o elenco do Inter conta para a posição com Kaique Rocha, Tiago Barbosa e Gabriel Mercado, que atua como zagueiro e lateral-direito. O zagueiro tem contrato até dezembro. Clube e estafe do jogador ainda não iniciaram conversas para a renovação do vínculo.
Moledo pelo Inter
- 200 jogos
- 13 gols marcados
- Contrato até o final de 2022
- Última partida: 10 de janeiro de 2021 (Inter 1x0 Goiás, pelo Brasileirão 2020)