As categorias de base de um clube são grandes fontes de recursos, tanto técnicos, quanto possivelmente financeiros. No caso do Inter não é diferente. É lá que os maiores expoentes são lapidados para chegarem ao elenco profissional da equipe.
No elenco colorado que se apresentou nesta terça-feira (11) para a temporada de 2022, alguns atletas já disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição de maior relevância do cenário da base no Brasil. O torneio, que está sendo disputado no estado paulista, reúne inúmeros times a nível nacional.
O Colorado, que já ganhou o torneio em cinco oportunidades, já avançou para a segunda fase da competição na edição atual. Depois do término deste torneio, novos atletas podem ser integrados ao plantel do técnico Alexander Medina. GZH selecionou atletas do atual elenco que disputaram a Copinha. Confira:
Emerson Júnior
Foi campeão da Copinha em 2020, quando o Colorado bateu o Grêmio na final. Foi o goleiro titular da campanha e um dos destaques da equipe. Na competição, foram oito partidas (ficou de fora do último jogo da fase de grupos) e apenas quatro gols sofridos, sendo o goleiro menos vazado do campeonato. Esteve no grupo colorado que disputou o torneio em 2019 também, mas era reserva. Chegou a ser emprestado ao Figueirense em 2021, mas retornou ao clube gaúcho.
Tiago Barbosa
Promovido no começo desta temporada, o zagueiro foi campeão da Copa São Paulo em 2020. Em 2021, venceu Gauchão, Brasileiro e Supercopa da categoria sub-20, atuando em 28 jogos. Já fez dois jogos com o profissional, ainda no Gauchão de 2021.
Zé Gabriel
Ainda como volante, foi titular do Inter na Copa São Paulo de 2019, quando a equipe parou na terceira fase da competição ao ser derrotado pelo Guarani por 5 a 0. Antes, já havia disputado o torneio por duas vezes, ambas pelo Corinthians, clube que o formou.
Heitor
Foi um dos destaques da equipe do Inter na disputa da Copinha em 2019. Atuou em todas as partidas do Colorado na competição daquela temporada (cinco), tendo, inclusive, marcado um gol, contra Votuporanguense, na fase de grupos. O bom desempenho fez com que ele fosse chamado para integrar o time de Odair Hellmann assim que voltou de São Paulo.
Johnny
Mais um da classe de 2019 do Inter na competição. Foi titular da campanha que parou na terceira fase do torneio. Ficou de fora apenas do último jogo da fase de grupos. Até agora, não conseguiu se firmar no elenco principal do Colorado, alternando momentos de titularidade e de reserva.
Lucas Ramos
Assim como Emerson Júnior, fazia parte do grupo de Fábio Matias que foi campeão da Copinha em 2020. Apesar de ser reserva, entrou em todas as partidas da competição, com exceção da final, quando o Colorado bateu o Grêmio nos pênaltis. Antes, já havia disputado o torneio em 2019, mas também como opção no banco de reservas. Já ganhou oportunidades no elenco principal e deve seguir buscando suas chances na temporada de 2022.
Rodrigo Dourado
Foi titular de André Jardine na disputa da competição na temporada de 2012. Foi companheiro de Fred (atualmente no Manchester United) na equipe que foi derrotada pelo Coritiba nas oitavas de final - perdeu nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo normal.
Caio Vidal
Foi titular durante toda a campanha do Inter na conquista da Copinha em 2020. Foi o autor de dois gols na competição, ambos contra o Linense na fase de grupos. Sua atuação fez com que fosse promovido ao elenco profissional. Já havia disputado o torneio em 2019, quando jogou quatro vezes e marcou três gols.
Nicolas
O atacante de 20 anos foi campeão da Copinha 2020 e ganhou em 2021 o seu terceiro Gauchão na categoria sub-20. Na temporada passada, também foi campeão do Brasileirão Sub-20 e da Supercopa. Nicolas atuou em 20 jogos e marcou três gols. O atacante também tem dois jogos pelo time de cima, ainda no Gauchão. Subiu para o elenco profissional em 2022.