O Inter não terá D'Alessandro em campo na estreia do Gauchão. O meia tem pendente uma punição de duas partidas do torneio de 2020. Com isso, o departamento jurídico fez uma consulta ao Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para saber quando poderá contar com o atleta novamente.
O julgamento, que foi realizado em agosto de 2020, aplicou multa de R$ 5 mil, além de dois jogos de afastamento em virtude de ofensas do ídolo colorado ao presidente da Federação Gaúcha, Luciano Hocsman.
O jogo que marcou o episódio foi justamente na Serra gaúcha, no Gre-Nal 425, no retorno do Estadual, em 22 de julho, no estádio Centenário. Após a vitória gremista, D'Alessandro xingou Hocsman pela transferência do confronto para o local e pela não permissão de realização no Beira-Rio. A mudança de sede foi em virtude do decreto vigente na capital gaúcha que impedia, na ocasião, partidas em Porto Alegre.
Para o Gre-Nal 426, que foi realizado na Arena, no começo do mês seguinte, válido pela final do segundo turno, o departamento jurídico obteve efeito suspensivo e conseguiu a liberação. Porém, a pena, com o passar do tempo, voltou a vigorar.
Ciente do tema, os advogados ligados ao Inter entraram em contato com a Procuradoria do TJD-RS solicitando a conversão da pena. O procurador Renan Cardoso fez um parecer ao mandatário do Tribunal, Peri Silveira, aceitando a redução para um jogo, mas pedindo "conversão por medida de interesse social". O presidente acatou o pedido.
— Sempre que tem uma punição de um ano para o outro pode haver o pedido de conversão e de medida social. Já existe uma resolução de uma cesta básica por jogo — disse Peri Silveira.
Com isso, o argentino não jogará a estreia colorada contra o Juventude, mas poderá ser escalado por Alexander Medina para enfrentar o União-FW, na segunda rodada.