Depois de duas partidas entrando no segundo tempo, o volante Johnny fez a sua estreia como titular na seleção dos Estados Unidos. No último sábado (18), o atleta do Inter atuou por 63 minutos na vitória americana sobre a Bósnia e Herzegovina, por 1 a 0, em amistoso realizado em Carson, na Califórnia.
Filho de pai e mãe brasileiros, Johnny nasceu em Denville, Nova Jersey. Poucos meses depois, seus pais optaram por retornar ao Brasil para criá-lo perto da família.
Por não se tratar de uma Data FIFA, ambas as seleções não contaram com seus principais jogadores, que atuam especialmente na Europa. Entretanto, o jogo serviu para a seleção dos Estados Unidos observar outros atletas cotados para compor o grupo que disputa as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. O gol da vitória americana foi marcado por Cole Basset, jogador do Colorado Rapids, aos 44 minutos do segundo tempo.
— Ele foi bem. Começou de titular, como primeiro volante no 4-3-3, e não foi exigido defensivamente, já que o time da Bósnia não ofereceu perigo. Com a bola, ajudou na construção, conectando a defesa com o meio-campo — afirma Filippo Silva, jornalista Tactical Manager TV, canal especializado na seleção dos EUA.
Líder das Eliminatórias na região da Concacaf, com sete pontos na frente da Costa Rica, primeira equipe fora da zona de classificação para a Copa do Mundo, os EUA estão muito próximos de confirmar uma vaga no Catar com antecedência.
Para Johnny, as chances de se afirmar entre os convocados pode vir nas seis rodadas restantes do torneio. No final de janeiro, estão previstas partidas contra El Salvador e Canadá. O calendário também apresenta jogos contra Honduras, México, Panamá e Costa Rica nos meses seguintes. Com Tyler Adams, jogador do RB Leipzig, da Alemanha, como o titular absoluto da posição de primeiro volante, o atleta do Inter tem como principal concorrente Kelly Acosta, do Colorado Rapids, que vem sendo convocado com mais frequência.
— Ele está brigando pela posição de primeiro volante. Não de titular, pois o Adams é absoluto. Mas é um dos potenciais titulares, pois os EUA estão tendo dificuldade nessa posição. Já foram testados Yueill e Acosta, que hoje é a principal opção para a reserva — destacou Filippo.
Alçado ao time principal do Inter em 2019, Johnny terminou a temporada 2021 com 34 jogos com a camisa colorada — 16 deles como titular. Seus principais concorrentes são Rodrigo Dourado e Rodrigo Lindoso — que pode renovar seu contrato e permanecer no Beira-Rio em 2022.