A liberação do público nos estádios prejudicou o Inter. Desde que os protocolos da CBF passaram a permitir a presença de torcedores, o aproveitamento colorado fora de casa no Brasileirão despencou de 51,5% para apenas 5%. Desde que as torcidas voltaram a frequentar as arquibancadas, o time de Diego Aguirre ainda não venceu e conquistou apenas um ponto em seis jogos longe de seus domínios.
A má campanha contrasta com os números colorados fora de casa quando todas as partidas eram disputadas com portões fechados. Quando não havia público, o Inter era um dos melhores visitantes da competição, com quatro vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas em 11 jogos, totalizando um aproveitamento de 51,5%. Neste período, destaque para a goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, em pleno Maracanã.
Contudo, quando os portões foram abertos, o desempenho do Inter despencou. Em seis partidas fora de casa com a presença da torcida, a equipe de Aguirre tem cinco derrotas, um empate e nenhuma vitória, com um aproveitamento de apenas 5%.
O primeiro jogo colorado com público foi no dia 2 de outubro, quando a equipe perdeu por 1 a 0 para o Atlético-MG, no Mineirão. Desde então, o Inter teve apenas um empate fora de casa, contra o Ceará, e perdeu outras quatro partidas, para Palmeiras, São Paulo, Juventude e Cuiabá.
A queda de rendimento como visitante preocupa a comissão técnica.
— Nós parecemos diferentes quando jogamos em casa e fora. A postura não é a mesma. A intensidade também não. Isso não deveria acontecer, mas está acontecendo. Agora temos um jogo contra o Flamengo (em casa) onde temos que ganhar. Depois, tem o Fluminense (fora), onde também temos de ganhar pontos. Sem ganhar pontos fora de casa vai ser difícil conseguir o objetivo. Estou preocupado. Estamos bem, mas fora o time parece outro — ressaltou Aguirre após a derrota para o Cuiabá, na última quarta (17).
Até o final do Brasileirão, o Colorado ainda terá duas partidas fora de casa. Além do jogo citado pelo treinador, contra o Fluminense, na quarta (24), a equipe visitará o Bragantino, na última rodada, dia 9 de dezembro, em Bragança Paulista.