O Inter já pensa na montagem do elenco para o ano que vem. Além da busca por reforços, o clube avalia quais jogadores do atual plantel terão contratos renovados. O tema é evitado pelos dirigentes para que o foco siga na luta por vaga na Libertadores, mas um dos atletas que o Colorado tem interesse para 2022 é Felipe Melo, do Palmeiras.
Aos 38 anos, o volante é visto com um perfil de luta que agregaria ao vestiário. O contrato do atleta se encerra em 31 de dezembro e ainda não há definição sobre sua renovação.
— Nós temos, na minha avaliação, substituição para todas as posições no time hoje. Tanto que saiu o Daniel e entrou o Lomba. Sai Saravia, entra Mercado ou Heitor. Se há problema na zaga, temos o Kaique Rocha. No meio e no ataque também. De fato, se tivermos de enfrentar a Libertadores, e que assim seja, e teremos em seguida o Campeonato Gaúcho e Copa do Brasil, naturalmente, precisaremos reforçar numericamente, já que este elenco talvez não dê fôlego suficiente para cumprir todas as etapas. Não que tenhamos deficiência técnica, desde o início digo que nosso grupo é muito bom. Então, estamos atentos ao mercado, mas ainda não temos nada decidido em termos de renovações, contratações e saídas — declarou o vice-presidente de futebol Emílio Papaléo Zin, em entrevista à Rádio Gaúcha neste domingo (14).
Atualmente na sétima colocação, o Colorado estaria fora da zona de classificação se o Brasileirão terminasse agora. Porém, com as iminentes finais da própria Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, as vagas para o torneio continental do ano que vem podem ser ampliadas de seis para nove, deixando os comandados de Diego Aguirre vivos até mesmo na briga por uma vaga direta à fase de grupos.
— Esses temas de renovações e contratações são assuntos que nós estamos tratando internamente e, certamente, terão a publicidade devida quando o campeonato terminar. Estamos absolutamente focados nos seis jogos que faltam. Naturalmente, estamos nos reunindo e conversando, mas a divulgação disso será feita depois do cumprimento do carnê. Até pelo fato de que não temos nada definido quanto à Libertadores. Temos que fazer projeções que contemplem vários cenários e a Libertadores é um deles. Então, vamos com calma e, no momento certo, vamos tratar do tema — comentou Papaléo.
Ao mesmo tempo em que vasculha o mercado, o Inter também precisa definir se irá renovar os contratos de três atletas: o volante Rodrigo Lindoso, e os laterais Saravia e Moisés, emprestados por Porto e Bahia, respectivamente. Para permanecer com o lateral-esquerdo, por exemplo, seria preciso pagar cerca de R$ 3 milhões à equipe baiana.
— O Moisés tem essa questão com o Bahia, que está sendo tratada. Imagina se dou uma declaração, dizendo que temos dúvida em relação à permanência do Moisés? Isso chega ao vestiário, ao empresário, pode causar ruído e tirar o foco, que é tudo o que não queremos. Então, o Moisés é um grande jogador, fez um grande Gre-Nal e ontem (sábado) uma excelente partida. Tomara que continue no Beira-Rio — analisou o vice colorado.
Por fim, ainda há o caso do centroavante Matheus Cadorini, que pertence ao Osasco Audax, a quem o Inter deve pagar R$ 1 milhão. Hoje, o jovem de 19 anos é o reserva imediato do goleador Yuri Alberto, que tem recebido sondagens de clubes europeus.
— Estamos sempre atentos ao mercado. Posso dizer que não há nenhuma proposta pelo Yuri Alberto na mesa. O Cadorini, estamos trocando documentos. Está muito bem encaminhado — explicou Papaléo.