O grande objetivo do Inter no Brasileirão é assegurar vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Hoje, só os quatros primeiros estão garantidos nesta etapa do torneio. Porém, Flamengo (2º) e Palmeiras (3º) decidem o título continental e mais uma vaga se abrirá. Além disso, Atlético-MG e Bragantino podem ampliar ainda mais o leque de vagas diretas via Brasileirão se conquistarem Copa do Brasil e Sul-Americana, respectivamente.
Aí entra a necessidade de o Inter terminar a competição nacional entre os seis primeiros. Com novas vagas diretas, o que era G-4 pode virar G-6 ou até G-7, mas a equipe de Diego Aguirre deseja alcançar, ao menos, a sexta posição para ficar mais perto do objetivo.
Porém, ainda que tenha aparecido no sexto lugar em algumas rodadas, o Inter não conseguiu se manter entre os seis primeiros. Poderia ter ingressado na zona da Libertadores caso vencesse o Cuiabá, na quarta-feira (17), mas saiu derrotado da Arena Pantanal e desperdiçou, pela quinta vez, a chance de entrar no G-6 do Brasileirão.
Essa sina colorada vem desde o início do returno. Na 23ª rodada, se tivesse vencido o Atlético-MG, teria ficado entre os seis primeiros, mas perdeu para o Galo. Depois, empatou com o Ceará na rodada seguinte e desperdiçou mais uma chance de entrar no G-6. Na 27ª rodada, perdeu para o Palmeiras e deixou escapar mais uma oportunidade. Da mesma forma, na 31ª rodada, quando foi derrotado pelo Juventude. E, agora, mais uma vez ao perder para o Cuiabá.
Foram cinco chances desperdiçadas em que o Inter dependia apenas de si para ficar entre os seis primeiros. Houve outras vezes em que a equipe até conseguiu o resultado positivo, mas como outros rivais diretos também venceram, o time não conseguiu ingressar no G-6.
Cabe aos colorados torcerem para que essas oportunidades perdidas não façam falta. E, claro, será preciso torcer para que Atlético-MG e Bragantino vençam o Athletico-PR nas copas para que mais vagas diretas sejam abertas via Brasileirão. Assim, mesmo com mais sorte do que juízo, o Inter poderá estar na fase de grupos da Libertadores de 2022.
Chances do Inter para entrar no G-6
- 21ª rodada - Venceu o Fortaleza, mas o Corinthians empatou com o América-MG
- 22ª rodada - Venceu o Bahia, mas o Corinthians venceu o Palmeiras
- 23ª rodada - Perdeu para o Atlético-MG (se tivesse vencido, entraria)*
- 24ª rodada - Empatou com o Ceará (se tivesse vencido, entraria)*
- 25ª rodada - Venceu a Chapecoense, mas o Bragantino venceu o Palmeiras
- 26ª rodada - Venceu o América-MG, mas o Bragantino venceu Atlético-GO e o Corinthians venceu o Fluminense
- 27ª rodada - Perdeu para o Palmeiras (se tivesse vencido, entraria)*
- 31ª rodada - Perdeu para o Juventude (se tivesse vencido, entraria)*
- 32ª rodada - Venceu o Athletico-PR, mas o Corinthians venceu o Cuiabá
- 33ª rodada - Perdeu para o Cuiabá (se tivesse vencido, entraria)*
Levantamento: Marcos Bertoncello, colunista de GZH