Com passagens vitoriosas pelo Inter, o atacante Rafael Sobis anunciou sua aposentadoria após a vitória do Cruzeiro sobre o Brusque na última terça-feira (9). Com a equipe mineira assegurada na Série B, o jogador decidiu por pendurar as chuteiras.
Sobis foi multicampeão durante toda a sua carreira. Além do Cruzeiro e do Inter, passou por Fluminense, Ceará, Tigres-MEX, Al Jazira-EAU e Betis-ESP. O jogador é bicampeão da Libertadores, com o Colorado, duas vezes campeão da Copa do Brasil, com o Cruzeiro, e campeão brasileiro com o Fluminense, em 2012. Pensando nisso, GZH elencou os 10 momentos da trajetória do, agora, ex-jogador.
1) Surgimento
Depois de um período nas categorias de base, Sobis passou a integrar o elenco profissional do Inter em 2004. Aos poucos, foi se destacando até ganhar protagonismo e assumir a titularidade. Saído de Erechim, já em sua estreia, na semifinal do Campeonato Gaúcho daquele ano — contra o Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi —, o jovem atacante mostrou sua estrela e marcou um belo gol. Acabou a temporada como titular indiscutível de Muricy Ramalho.
2) Quase título brasileiro
Em 2005, começou a viver seu auge como jogador. Ainda jovem, voava nos gramados do Brasileirão. Foi com a sua ajuda que o Inter chegou próximo de conquistar o Brasileirão de 2005, campeonato marcado por um pênalti não dado em cima de Tinga na partida contra o Corinthians, em São Paulo, e pelo escândalo da Máfia do Apito. Foi eleito o jogador revelação e melhor atacante do Campeonato Brasileiro daquele ano.
3) A primeira Libertadores
Depois de se machucar contra a Ulbra, pelo Campeonato Gaúcho de 2006, o jogador voltou aos poucos e foi reconquistando seu espaço, fazendo gols importantes. Mas foi na Libertadores que o guri brilhou. No primeiro jogo da final, contra o São Paulo, no Morumbi, fez uma das melhores partidas da sua vida: driblou, arrancou, chutou e incomodou a defesa são paulina. 2 a 1 para o Inter com dois gols de Sobis.
4) Ida pra Europa
Ele deixou o Inter um jogo após o título contra o São Paulo, no Beira-Rio. Despediu-se com gol (empate em 1 a 1), partindo rumo à Espanha em um negócio de 8 milhões de euros com o Real Betis. Por lá, fez 61 jogos e marcou oito gols.
5) De volta para casa e nova Libertadores
Durante a Copa do Mundo de 2010, o Inter acertou sua volta, por empréstimo, até junho de 2011, com opção de contratação em definitivo no término do contrato. Sobis vinha de lesão, mas se recuperou a tempo das finais. Foi campeão da Libertadores novamente, quatro anos depois, e de novo marcando um gol na final. Não teve contrato renovado em virtude do pedido alto do Al Jazira, clube que detinha seus direitos.
6) A experiência no Fluminense
Depois de não ter seu contrato renovado no Colorado, explorou terras cariocas. Por lá, permaneceu de 2011 a 2014 e conquistou o título brasileiro em 2012. Foi a primeira vez que teve de enfrentar o Inter. Quando visitou o Beira-Rio, teve seu nome gritado pela torcida, mas marcou à favor do Flu.
7) O carrasco colorado em 2015
Após uma período no Brasil, o atacante buscou outra experiência fora do território nacional. Ele foi jogar no Tigres, do México, e fazer companhia a Gignac, atacante francês e um dos maiores ídolo da torcida mexicana. Sobis foi campeão mexicano e vice-campeão da Libertadores, sendo um dos melhores jogadores da competição. Nesta ocasião, em 2015, enfrentou o Inter mais uma vez e ajudou o Tigres a eliminar o Colorado na semifinal da competição sul-americana.
8) Os títulos no Cruzeiro
O jogador retornou ao Brasil para assinar com o time mineiro. Casualmente, marcou pela primeira vez com a camisa celeste no jogo contra o Inter, quando anotou três gols. Em Belo Horizonte, conquistou dois Campeonatos Mineiros e duas Copas do Brasil e se tornou ídolo da torcida cruzeirense.
9) A volta ao Inter
O bom filho voltou a sua casa outra vez. Em 2019, o jogador retornou em busca de mais uma Libertadores, mas o Colorado caiu nas quartas de final, para o Flamengo. A equipe ainda chegou à final da Copa do Brasil, mas foi derrotada pelo Athletico-PR em pleno Beira-Rio. Ele permaneceu apenas aquela temporada e rumou em busca de novos desafios.
10) A aposentadoria
Em uma decisão que pegou todos de surpresa, o jogador anunciou sua aposentadoria após a vitória do Cruzeiro sobre o Brusque, na última terça-feira. Sobis confidenciou que tomou a decisão quando entrou no Mineirão e esperava o time se assegurar na Série B do Brasileirão.