Diego Aguirre tem um problema para resolver no sistema defensivo do Inter. Com o cartão amarelo recebido na partida contra o Atlético-MG, Víctor Cuesta está suspenso e não enfrentará o Ceará, na próxima quarta-feira (4). Com isso, após 14 jogos consecutivos, Bruno Méndez terá outro companheiro na zaga colorada. São três opções que o técnico uruguaio tem para a partida contra os cearenses: Gabriel Mercado, Zé Gabriel e Kaíque Rocha.
Para formar a dupla de zaga titular que enfrentará o Vozão, o técnico Diego Aguirre terá de improvisar um jogador, recolocar um zagueiro que não atua há mais de três meses ou promover a estreia de um jovem atleta recém-contratado.
Para escalar Gabriel Mercado será necessária a adaptação de Bruno Méndez no lado esquerdo da zaga, já que Mercado atua somente pelo lado direito. Durante a sua carreira na seleção de base e no Montevideo Wanderers-URU, o uruguaio chegou a atuar em algumas partidas pelo setor, portanto, não deve ser problema para Bruno atuar como quarto zagueiro.
As outras duas opções são Zé Gabriel e Kaíque Rocha. O primeiro não atua desde 24 de junho, na vitória colorada sobre a Chapecoense. Desde que Miguel Ángel Ramírez saiu do Inter, Zé perdeu muito espaço no time colorado. Já Kaíque ainda não estreou ainda com a camisa colorada. Contratado junto a Sampdoria, o zagueiro de 20 anos estava atuando pelo lado direito, porém fez toda sua base no Santos pelo lado esquerdo da zaga.
As opções de Diego Aguirre:
Gabriel Mercado
Contratado nesta temporada para ser a solução do sistema defensivo colorado, o veterano zagueiro argentino ainda está em busca de seu espaço. Desde que chegou ao clube, o jogador só atuou em uma partida: empate com o Santos em 2 a 2, na Vila Belmiro. Inclusive, Mercado atuou na lateral direita naquela partida, já que Saravia e Heitor não podiam atuar. Outro fator que diminuiu as oportunidades do atleta com Aguirre foi o número de estrangeiros. Em muitas partidas, o atleta não foi relacionado pelo excesso de atletas de fora do Brasil à disposição de Aguirre.
Zé Gabriel
Titular com Eduardo Coudet e com Miguel Ángel Ramírez, Zé Gabriel perdeu espaço no Inter. Volante de formação, o atleta foi recuado para a zaga para substituir Bruno Fuchs, em 2020, quando o zagueiro foi vendido ao CSKA. Com poucas oportunidades desde a chegada de Aguirre, Zé atuou em apenas um jogo sob o comando do técnico uruguaio e foi logo na chegada do treinador. Zé Gabriel foi titular na estreia de Diego Aguirre na vitória colorada sobre a Chapecoense por 2 a 1, em Chapecó.
Kaíque Rocha
Recém-contratado da Sampdoria, o zagueiro também é uma opção para o técnico colorado. Entretanto, desde que chegou a Porto Alegre, o atleta não atuou por nenhum minuto sequer. Com 1,95 de altura, o zagueiro formado na base do Santos estava atuando pelo lado direito da zaga no futebol italiano. Porém, toda a sua base no clube paulista foi feita com a sua participação pelo lado esquerdo.