Foram 15 dias de espera, o mais longo hiato na temporada — e de um time no Brasileirão. Mas, pelo resultado, valeu a pena aos torcedores: na abertura do returno, 20ª rodada, o Inter venceu o Sport por 1 a 0 na Ilha do Retiro, gol de Patrick, e subiu para a nona posição da competição. Com 26 pontos, está três atrás do Corinthians, o primeiro do grupo que se classificaria para a Libertadores de 2022. Isso com um jogo a menos, contra o Bragantino, marcado para o final de outubro.
Repetimos: o resultado foi bom. O time chegou à sexta partida seguida de invencibilidade (não perdeu mais desde que começou a ter jogos apenas nos finais de semana). Mas o desempenho deixou a desejar. Isso dito pelo próprio Diego Aguirre, aniversariante da noite:
— Acho que não fizemos um bom jogo. Mas para nós era ganhar ou ganhar. Priorizamos a vitória. Gostaria que o time tivesse jogado melhor. Foi competitivo, lutou. Sempre temos coisas a melhorar, mas também temos coisas boas para continuar afirmando.
Capitão do time na noite de segunda-feira (13), Edenilson concordou com o treinador:
— Foi um jogo complicado, a equipe deles nos impôs dificuldades. No primeiro tempo aceleramos demais o jogo, e no segundo tivemos mais o controle, mesmo oferecendo alguns riscos. Sempre é bom corrigir os erros vencendo.
Entre os pontos a melhorar, o fato de que o Inter recuou demais. Teve um começo de partida fulminante, marcando o gol da vitória aos três minutos mas depois tentou administrar o resultado e viu o adversário crescer. Aguirre mexeu na equipe, buscou variações táticas, principalmente envolvendo Yuri Alberto e Edenilson, que chegaram a desempenhar três funções diferentes cada um (Yuri foi centroavante, extrema e segundo atacante, Edenilson começou como volante, foi para o lado e terminou como meia avançado).
Apesar das dificuldades, o treinador comemorou a vitória e a mudança de cenário da equipe no Brasileirão.
— Sofremos, mas tínhamos de ganhar. Isso é o mais importante. É um momento especial, iniciando o segundo turno, e agora começamos a olhar para cima. Essa vitória muda muita coisa, estamos mais perto do objetivo, que é ir para a Libertadores — completou.
O Inter volta a campo às 11h de domingo (19) para receber o Fortaleza pela 21ª rodada do Brasileirão.