Ao mesmo tempo em que o Inter realizou a contratação do zagueiro Kaique Rocha, o clube sacramentou a saída de outro defensor. Sem oportunidades no time de Diego Aguirre, Lucas Ribeiro não permanecerá em Porto Alegre após o fim de 2021. O atleta está emprestado pelo Hoffenheim, da Alemanha.
Neste momento, dois motivos fazem o jogador já saber que não permanecerá em 2021. O Hoffenheim comunicou o Inter que deseja o retorno do defensor após o término do empréstimo. Há, também, a própria avaliação do clube gaúcho de que o Lucas não seria aproveitado e que perdeu oportunidades após as chegadas de Bruno Méndez, Gabriel Mercado e Kaique Rocha, todos contratados após a chegada do técnico uruguaio.
Além dos novos contratados para a função, Rodrigo Moledo também deve retornar para a disputa do segundo turno. O zagueiro teve rompimento do ligamento cruzado posterior do joelho direito e precisou passar por cirurgia, realizada no dia 18 de janeiro.
Em 2021, Lucas Ribeiro atuou em 19 partidas pelo Inter. Teve seu principal momento após a chegada do técnico Abel Braga, em 2020, quando se firmou como titular ao lado de Cuesta na reta final do Campeonato Brasileiro. Se o clube gaúcho quisesse contratar o zagueiro em definitivo após o empréstimo, teria de pagar 3,5 milhões de euros (R$ 21,8 milhões).