O Inter tinha a chance de ingressar no G-6 do Campeonato Brasileiro, saiu na frente no placar, mas viu o Santos virar e buscou um empate no finalzinho na Vila Belmiro, na noite deste domingo (22). Com o 2 a 2, gols marcados por Mercado e Yuri Alberto para o time colorado, e Pirani e Madson para a equipe santista, o time de Diego Aguirre fica na 10ª posição, com 22 pontos, dois a menos do que o Corinthians, sexto colocado.
Em campo, Aguirre manteve praticamente a mesma escalação que venceu o Fluminense na rodada passada. A exceção foi a lateral direita, que teve a estreia de Mercado, já que Saravia se recupera de uma lesão no joelho direito. A ideia dos dois volantes mais posicionados, com Lindoso e Dourado, foi mantida, liberando Edenilson e Patrick para avançarem ao ataque.
O jogo começou com as equipes buscando as jogadas pelas laterais e, logo no início, os dois times tentaram alçar bolas na área, que ficaram nas mãos dos goleiros. Mas, aos 7 minutos, Patrick dava uma caneta em Madson, que fez falta. Na cobrança, Moisés cruzou e a defesa cortou parcialmente. No rebote, porém, Dourado jogou novamente a bola para dentro da área e o estreante Gabriel Mercado, sozinho, só teve o trabalho de colocar para dentro. Houve pedido de impedimento, mas o lance foi validado após checagem do VAR: 1 a 0.
No ataque seguinte, foi a vez de o Santos assustar. Pirani fez bela jogada pela direita, cruzou e Sánchez finalizou para boa defesa de Daniel. No rebote, Marcos Leonardo até colocou a bola para dentro do gol, mas foi marcado o impedimento — também com auxílio do árbitro de vídeo.
Mercado quase virou vilão aos 16 minutos, quando errou um passe na saída de bola e deu a bola de graça para Marcos Leonardo dentro da área do Inter. O atacante santista, no entanto, chutou mal, sobre o gol de Daniel.
O Inter tentava contra-atacar para ampliar o marcador. Aos 19, Dourado lançou Taison, que deu para Patrick próximo da entrada da área. Ele bateu, mas o zagueiro Wagner Leonardo se jogou na frente da bola e evitou o segundo gol do Inter. Na cobrança de escanteio para a área, Edenilson mandou na cabeça de Dourado, que cabeceou para fora.
Inter não pode reclamar do empate com o Santos
CONFIRA NA COLUNA
O problema para o Inter foi que o Santos tinha Gabriel Pirani inspirado. Aos 23, o garoto de apenas 19 anos recebeu bom passe na entrada da área, deixou Dourado para trás e chutou de pé esquerdo. A bola bateu na trave antes de entrar e deixar tudo igual na Vila Belmiro: 1 a 1.
A partida tinha ficado mais lenta, sem tantas jogadas de ataque, até que Lucas Braga recebeu a bola na ponta-esquerda aos 34 minutos. Ele driblou com facilidade Gabriel Mercado e cruzou na medida para Madson, que subiu mais do que Moisés e cabeceou sem chances para Daniel. A bola ainda tocou no travessão antes de entrar e garantir a virada santista para 2 a 1.
Até o intervalo, os ânimos ficaram exaltados, mas nada de lances relevantes. Para o segundo tempo, Aguirre trocou Lindoso por Boschilia. O time ficou mais ofensivo e, aos 3 minutos, Taison achou Edenilson na área e o camisa 8 bateu para boa defesa de João Paulo.
A nova situação do Inter no Brasileirão
CONFIRA NA COLUNA
Logo depois, o árbitro Wagner do Nascimento Magalhães foi criticado por ambos os lados por não expulsar jogadores de Santos e Inter. Primeiro, os colorados pediram um segundo cartão amarelo para o zagueiro Wagner Leonardo após falta em Taison, aos 7, que impediu um ataque perigoso. Logo depois, ele deu um cartão amarelo para Mercado após entrada dura em Marcos Leonardo. O árbitro foi chamado ao VAR para conferir o lance no monitor, mas manteve a decisão de campo.
Com bola rolando, o jogo ficou mais disputado, com chegadas sem perigo dos dois times. Aos 21, Aguirre colocou Guerrero no lugar de Mercado. Assim, Edenilson passou para a lateral e Yuri Alberto foi deslocado para o lado do campo. E logo na sua primeira jogada Guerrero recebeu na área, driblou a marcação e bateu por cima do gol.
Relembre outros jogadores que fizeram gol na estreia pelo Inter
CONFIRA NA COLUNA
Ainda entraram Paulo Victor e Palacios, aos 34, para ajudarem o Inter a buscar o empate. Mas o gol de empate saiu com lançamento de Dourado para Edenilson, que tocou para Yuri Alberto colocar para dentro: 2 a 2.
Na próxima rodada, o Inter tem um confronto direto contra outro rival que briga por vaga no G-6. Às 18h15min de domingo, o adversário será o Atlético-GO, oitavo colocado, com 24 pontos. A partida será no Estádio Antônio Accioly, em Goiânia.
BRASILEIRÃO — 17ª RODADA — 22/8/2021
SANTOS (2)
João Paulo; Madson, Luiz Felipe, Wagner Leonardo e Felipe Jonatan; Camacho e Jean Mota; Pirani, Carlos Sánchez (Vinícius Balieiro, 29'2ºT) e Lucas Braga; Marcos Leonardo (Bruno Marques, 29'/2ºT)
Técnico: Fernando Diniz
INTER (2)
Daniel; Mercado (Guerrero, 21'/2ºT), Bruno Méndez, Cuesta, Moisés (Paulo Victor, 34'/2ºT); Dourado, Lindoso (Boschilia, int.); Edenilson, Taison e Patrick (Palacios, 34'/2ºT); Yuri Alberto (Johnny, 47'/2ºT)
Técnico: Diego Aguirre
GOLS: Gabriel Mercado (I), aos 7min, Gabriel Pirani (S), aos 23min e Madson (S), aos 34min do 1º tempo, e Yuri Alberto (I), aos 42min do 2º tempo
CARTÕES AMARELOS: Lindoso, Gabriel Mercado (I), Wagner Leonardo (S)
ARBITRAGEM: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por Michael Correia e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha. VAR: Rodrigo Carvalhaes de Miranda (quarteto do RJ)
LOCAL: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Próximo jogo
Domingo, 29/8 — 18h15min
Atlético-GO x Inter
Estádio Antônio Accioly — Brasileirão