A mudança de perspectiva do Inter no Campeonato Brasileiro, iniciada contra o Flamengo, se deu a partir da nova formação de meio-campo de Diego Aguirre, com Rodrigo Lindoso ao lado de Rodrigo Dourado para dar maior liberdade para Edenilson e Patrick se juntarem a Taison e Yuri Alberto. Esse sexteto do meio para frente será mantido pelo terceiro jogo seguido para encarar o Santos, na Vila Belmiro, neste domingo (22), às 18h45min.
A escalação do Inter que irá a campo no Litoral Paulista nesta rodada só não será a mesma que iniciou diante do Fluminense, no último domingo, em razão da lesão de Renzo Saravia. O argentino passou por uma artroscopia no joelho direito e será desfalque por cerca de um mês.
A ausência de Saravia já garante a presença de Gabriel Mercado na delegação em Santos. Contratado na janela do meio do ano, o argentino ainda não havia sido relacionado por Aguirre em razão do limite de estrangeiros no Brasileirão.
Ainda que tenha sido contratado para jogar preferencialmente como zagueiro, Mercado pode ser o substituto de Saravia na Vila Belmiro. O jogador de 34 anos atuou a maior parte da carreira como lateral direito. Foi nessa posição que ele ganhou a Libertadores de 2015 pelo River Plate e chegou à seleção argentina, onde foi titular na Copa América de 2016 e na Copa do Mundo de 2018 jogando como lateral.
Gabriel Mercado, no entanto, seria uma opção mais defensiva para a lateral. Se preferir ter um jogador com maior chegada ao ataque, Diego Aguirre vai escalar Heitor como titular. O garoto já disputou quatro partidas com o treinador uruguaio e vinha sendo a primeira opção para Saravia.
Adversário colorado, o Santos entrará em campo em busca de recuperação após a eliminação na Copa Sul-Americana para o Libertad, com derrota de 1 a 0, no Paraguai, na quinta-feira. O técnico Fernando Diniz não contará com Marcos Guilherme e Marinho e ainda poderá poupar titulares em razão do jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil contra o Athletico-PR, em Curitiba, na próxima quarta-feira (25).