Edenilson certamente trocaria o gol marcado nesta quarta-feira (30), no Beira-Rio, por um resultado que não fosse a derrota diante do Palmeiras. Porém, um fato é inegável: o volante colorado tem se mostrado um ótimo cobrador de pênaltis, com 100% de aproveitamento nesta temporada.
Artilheiro do Inter no Brasileirão, o jogador anotou os seus quatro gols convertendo penalidades. Além do Palmeiras, também deixou sua marca nas redes de Ceará, Bahia e Sport. Antes disso, também havia batido os goleiros de Juventude e Ypiranga, pelo Gauchão, e Olimpia, pela Libertadores. Ainda assim, um ponto que chama a atenção é que o camisa 8 varia os lados, mas sempre busca o chute alto (confia a lista abaixo).
Curiosamente, até o final de 2020, ele não era o cobrador oficial do elenco, e sim Thiago Galhardo. Esta realidade mudou quando o atacante sofreu uma lesão muscular na panturrilha esquerda no início deste ano.
— Depois que o Thiago Galhardo se machucou, passei a treinar mais pênaltis. Sempre tive um aproveitamento bom, treinava várias formas de bater — declarou Edenilson após o Gre-Nal em que o o Inter venceu de virada, no Beira-Rio, e ele foi escalado para bater pela primeira vez.
Ainda pelo último Brasileirão, o jogador converteu cobranças contra o Flamengo e Bragantino. Antes disso, também havia participado da disputa com América-MG e Boca Juniors, quando o Colorado foi eliminado da Copa do Brasil e Libertadores de 2020. O volante, porém, superou os goleiros.
Gols de pênalti marcados por Edenilson nesta temporada:
Inter 4x2 Ypiranga (Gauchão): lado esquerdo e no alto
Inter 6x1 Olimpia (Libertadores): lado direito, à meia altura
Inter 4x1 Juventude (Gauchão): lado esquerdo e no alto
Inter 2x2 Sport (Brasileirão): lado direito e no alto
Bahia 0x1 Inter (Brasileirão): lado esquerdo e no alto
Inter 1x1 Ceará (Brasileirão): lado direito e no alto
Inter 1x2 Palmeiras (Brasileirão): alto, no meio do gol