O Inter começa na próxima quinta-feira (15) sua participação nas oitavas de final da Libertadores. Além do retrospecto favorável diante do Olimpia na fase de grupos, o Colorado defenderá sua invencibilidade atuando no Paraguai. Em cinco partidas no país ao longo da história, o time gaúcho jamais perdeu: foram três vitórias e dois empates.
A última vitória foi justamente sobre o próximo adversário do mata-mata. Pela fase de grupos, Yuri Alberto marcou e garantiu o 1 a 0 em Assunção, resultado que classificou a equipe de Miguel Ángel Ramírez para as oitavas do torneio.
Os primeiros jogos do Inter em território paraguaio ocorreram em 1976. Atual campeão brasileiro, o clube entrou na fase de grupos da Libertadores ao lado do Cruzeiro e de Sportivo Luqueño e Olimpia. Bateu o Luqueño por 1 a 0 e empatou em 1 a 1 com o Olimpia.
Treze anos mais tarde, o Olimpia surgiu novamente na vida colorada, desta vez na semifinal. No jogo de ida, vitória do Inter por 1 a 0 em Assunção, encaminhando a classificação para a decisão — em Porto Alegre, no entanto, os visitantes conseguiram a virada.
O quarto confronto no Paraguai aconteceu em 2006, novamente na semifinal. O time de Abel Braga segurou o 0 a 0 diante do Libertad e trouxe o resultado para o Beira-Rio, onde conseguiu a classificação para a final graças a gols de Alex e Fernandão.
Retrospecto do Inter no Paraguai
- Sportivo Luqueño 0x1 Inter - Libertadores 1976
- Olimpia 1x1 Inter - Libertadores 1976
- Olimpia 0x1 Inter - Libertadores 1989
- Libertad 0x0 Inter - Libertadores 2006
- Olimpia 0x1 Inter - Libertadores 2021