Está mais próximo o retorno de Paolo Guerrero ao Inter. O centroavante participou normalmente da atividade desta quarta-feira (28), no CT Parque Gigante, e segundo clube e pessoas próximas ao peruano, não sentiu qualquer problema. Para o final de semana, ainda será desfalque, mas cresceu o otimismo colorado em tê-lo para enfrentar o Flamengo, em 8 de agosto.
Sua volta é aguardada ansiosamente por Diego Aguirre. O treinador não esconde sua admiração pelo atacante e deixou claro que conta com ele para a sequência da temporada. Quando estiver pronto, Guerrero será titular do Inter.
— Um jogador extraclasse, mas não tem condições de jogo ainda — disse o técnico.
O peruano ficou feliz após o treinamento. A amigos, garantiu não ter sentido qualquer problema no joelho direito, cujos ligamentos foram rompidos em 17 de agosto do ano passado. Passou por cirurgia, fisioterapia e recuperação física. Chegou a jogar em 2021, mas não conseguiu ter sequência. Sequela do tratamento, uma tendinite que causou inchaço e dores na região, consideradas normais pela situação toda, o impediu de atuar.
Pelo Inter, após a intervenção, soma 224 minutos divididos em sete jogos. Fez um gol, contra o Aimoré, ainda pelo Gauchão. Não atuou pelo Brasileirão, ficando no banco contra o Sport. Convocado pela seleção peruana, jogou contra a Colômbia em 3 de junho. Foi sua única partida completa. Cinco dias depois, entrou nos acréscimos do confronto com o Equador.
Mas fosse só a lesão e a situação estaria explicada. O problema foi o paralelo: entre o final de abril e o início de maio, o peruano chegou a pedir a seu empresário que encontrasse um novo lugar para jogar. Sem acordo para a saída entre atleta e clube, ficou decidido que ele faria um vídeo tentando explicar a situação.
— Quero deixar claro que minha cabeça está totalmente focada em ajudar a equipe e meus companheiros. Temos um grande grupo, grandes objetivos e darei a vida até o último dia pra conquistar grandes coisas. Conto com a torcida e a força de vocês pra termos muitas alegrias. Contem comigo sempre — disse o camisa 9.
A atuação em frente à câmera não vai lhe render um Oscar, mas chegou a acalmar os ânimos da torcida, ao menos momentaneamente. Só que veio a nova lesão, a do inchaço, e voltaram a aparecer as dúvidas sobre seu comprometimento. O que é rechaçado com veemência por todos os que cercam clube e jogador.
Fontes de dentro e de fora do Inter asseguram que Guerrero é um dos jogadores de comportamento mais profissional que passaram pelo clube. Ele mesmo montou um centro de recuperação física em sua casa, não há qualquer insinuação sobre mau comportamento em sua vida privada e atingiu índices de recuperação bons mesmo tendo 37 anos e passado por uma das piores cirurgias.
Faltam pouco mais de cinco meses para o fim de seu contrato, e esse Brasileirão tende a ser o último pelo Inter. Ainda assim, há fichas apostadas em sua recuperação. Possivelmente contra o Flamengo estarão as primeiras respostas.
Guerrero pós-lesão
- 9 jogos
- 7 pelo Inter
- 224 minutos
- 1 gol
- 2 pela seleção peruana
- 91 minutos
- 0 gol
Último jogo como titular
- 3/6 — Peru 0x3 Colômbia